Foco e Escopo

O periódico  Horizontes é um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de Educação e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP. O propósito do periódico é servir de fórum para a apresentação de pesquisas desenvolvidas, estudos teóricos, ensaios e resenhas na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas. Com vistas a manter uma interlocução com pesquisadores nacionais e internacionais, o periódico aceita publicações nas línguas portuguesa, inglesa, francesa e espanhola. Os textos publicados são submetidos a uma avaliação às cegas pelos pares, componentes do conselho editorial ou consultores ad hoc. Os conteúdos não refletem a posição, opinião ou filosofia, nem do Programa de Pós-Graduação nem da Universidade São Francisco.

O periódico é composto de dossiês com temática educacional coerente com a política editorial da mesma e/ou artigos de demanda espontânea encaminhados e aprovados para publicação. Sua periodicidade é quadrimestral. Os direitos autorais das publicações do periódico Horizontes são da Universidade São Francisco, permitida apenas ao autor a reprodução do seu próprio material, previamente autorizado pelos editores do periódico.

Indexadores

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Política padrão de seção

Ensaio

São artigos que discutem uma determinada temática, a partir das suas próprias concepções.

Os ensaios também serão avaliados pelos pares.

Resenha(s)

Relato de Experiência

O texto de relato de experiência deve ter entre 10 e 20 páginas e seguir as mesmas normas do artigo científico.

Entrevista

Esta seção destina-se à publicação de entrevistas  inéditas com pesquisadores nacionais e internacionais no campo educacional.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Número Temático

A seção Número Temático inclui artigos sobre um determinado tema organizado por pesquisadores cuja linha de pesquisa está diretamente relacionada a ele. Os organizadores de números temáticos poderão ser convidados pelos editores, ou pesquisadores interessados poderão propor sua organização.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os avaliadores são selecionados pelos editores da revista e convidados para compor o comitê editorial ou atuarem como avaliadores ad hocs. São pesquisadores na área de educação, com a titulação mínima de doutorado.

Os artigos submetidos ao periódico Horizontes são encaminhados a dois avaliadores, preferencialmente que tenham aproximações com o foco da pesquisa. Podem ocorrer os seguintes casos nessa avaliação:

1. O texto é aprovado pelos dois avaliadores: o texto é aprovado para publicação, os autores são notificados e o texto vai para a revisão pela revisora responsável do periódico.

2. O texto é rejeitado pelos dois avaliadores, o texto é arquivado, os autores são notificados.

3. Há sugestões de modificações no texto por um ou pelos dois avaliadores: o texto é encaminhado aos autores para as revisões solicitadas; quando devolvidos, o texto passa por uma avaliação dos editores, a fim de conferir as alterações feitas. Se aprovado, ele é encaminhado para a revisão da editora.

4. O texto não é aprovado, mas sugere-se encaminhamento para nova rodada de avaliação. Os autores são notificados e o periódico coloca-se à disposição para receber nova versão do texto.

O periódico Horizontes tem periodicidade quadrimestral.

Política de Acesso Livre

Arquivamento

Este periódico utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Divulgadores, índice de métricas, catálogos