Chamada para número temático: Docência(s) na educação de pessoas jovens, adultas e idosas

Considerando o cenário político-social contemporâneo, sobretudo, no Brasil, a (s) docência (s) no contexto da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI) não poderá (ão) assumir papel significativo, senão, em uma perspectiva de resistência, reinvenção de estratégias e mecanismos de luta, (trans)formação e compromisso social com a construção de uma educação pública digna, com qualidade, atendendo as necessidades da vida em sociedade e em uma perspectiva de emancipação crítica e reflexiva. Trata-se, por exemplo: de docências em diversos espaços formais e não formais capazes de provocar movimentos de resistências e de luta cotidiana por uma EPJAI inclusiva, crítica, propositiva, reinventando, no seu cotidiano, currículos, metodologias de ensino, práticas pedagógicas e políticas a favor da emancipação humana. Interessa-nos, assim, pensar as docências, por exemplo, numa perspectiva plural, dialógica, transformadora, emancipatória.

Com este dossiê, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro; Prof. Dr. José Jackson Reis dos Santos e pelo Prof. Dr. Osmar Hélio Alves Araújo, pretendemos discutir os principais desafios políticos, teóricos e metodológicos, no campo da docência da EPJAI, considerando as características da sociedade contemporânea em um contexto de resistências e (trans)formações sociais, educacionais, políticas e culturais. Nesse sentido, acolheremos artigos que apontem também às potencialidades de experiências educacionais e culturais diversas como instrumento de resistência consciente, de luta política; de indignação diante das injustiças sociais e, sobretudo, de comprometimento com a promoção, a defesa e o fortalecimento da dignidade humana, fortalecendo, com isso, os estudos sobre a docência neste âmbito.

 

ATENÇÃO: (AUTORES)

Prazo do envio dos ARTIGOS COMPLETOS28/02/2020.

ü  No momento da submissão, será de responsabilidade do autor indicar, corretamente, o Número Temático.

 

Obs.: Para que o trabalho seja identificado no sistema de submissão, no campo informações/comunicado para o editor, coloque a palavra  “DOCÊNCIA(S) NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS: desafios políticos, teóricos e metodológicos para a (trans)formação e resistências no contexto contemporâneo, seguido do  título do trabalho).

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