Chamada para submissão de textos para a seção temática Educação e Deficiência: experiências e lutas por direitos no contexto pandêmico

2021-08-27

Desde o início de 2020, vivemos um cenário adverso e inesperado. Covid-19.  Pandemia. Distanciamento social. Quarentena. Ensino remoto. Aulas on-line.  Chamadas de vídeo. Atividades síncronas e assíncronas. Poucos de nós imaginaríamos que essas palavras entrariam tão rapidamente no nosso vocabulário  nas nossas formas de vivenciar e pensar a escola. A pandemia do novo coronavírus desvelou e agravou muitas das desigualdades, não só educacionais, como sociais, intensificando a vulnerabilidade experienciada no âmbito de um regime de sociabilidade altamente excludente. No que se refere ao direito à Educação dos alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, identificamos que, somado ao contexto pandêmico, lidamos ainda, mais diretamente desde 2018, com constantes tentativas de deslegitimação e de desconstrução da Política Nacional de Educação Especial, movimentos que tomam como base a responsabilização da escola e de seus agentes por condições de escolarização com ataques constantes à concretização da Educação Especial como direito público, gratuito, laico, de gestão democrática e de qualidade  socialmente referenciada. Ao considerar os desafios atuais urge a necessidade de uma produção de conhecimento responsivo e não indiferente, que no diálogo com os sujeitos autores das práticas educativas, sustente as soluções políticas, econômicas e sociais, garantindo a continuidade da vida humana. Desse modo, a presente seção temática, intitulada “Educação e deficiência: experiências e lutas por direitos no contexto pandêmico”, visa criar um espaço de interlocução com pesquisas que dialoguem com narrativas de alunos e professores, da educação básica ao ensino superior, a partir das quais possamos tensionar os principais desafios e pensar horizontes na concretização de direitos.

Organizadoras:
Ana Paula de Freitas (USF)
Maria Inês Bacellar Monteiro (UNIFESP)

Data limite para submissão: 28 de fevereiro de 2022
Previsão de publicação: agosto de 2022.