Cadastro prévio de autores/as no site do periódico
Atenção às normas de submissão da revista
Saiba mais sobre Cadastro prévio de autores/as no site do periódico* ATENÇÃO*
(Aberta) Seção Temática: Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
Identificação dos Proponentes/ Responsáveis:
Prof. Dr. Lucas André Teixeira- Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Letras da UNESP Araraquara (SP). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4949469318546934-ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8210-1184
Profa. Dra. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter-Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - campus Jacarezinho (PR).Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1096603712663255 ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6072-3700
Prof. Dr. Rodrigo Sarruge Molina
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - campus de Vitória-ES- Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2167159228111253 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4033-6049
Descrição da seção temática:A proposta da seção temática visa contemplar pesquisas que abordem o ensino de Ciências Sociais e Humanas em articulação com a Pedagogia Histórico-crítica e o materialismo histórico e dialético, abordando as reformas estruturais do capitalismo na educação escolar brasileira e as disputas em torno da reestruturação produtiva do capital. Busca abranger investigações, estudos teórico-práticos e ensaios que levem em conta as diversas modalidades e níveis de ensino da educação brasileira, especificamente em relação às mudanças estruturais que o mundo do trabalho impõe aos currículos escolares das Ciências Sociais e Humanas, dentre as quais destacam-se: a diluição das especificidades dos componentes curriculares em torno das Disciplinas de Sociologia, Filosofia, História e Geografia; as mudanças estruturais em torno da BNCC que reorganiza os conteúdos curriculares em torno de grandes Áreas do Conhecimento, tendo como consequência a substituição das disciplinas e componentes curriculares pela criação da uma única área, denominada: “Ciências Humanas e Sociais Aplicadas” e seus itinerários formativos; o Novo Ensino Médio e as mudanças em torno do mundo trabalho que favorece os reformadores empresariais por meio de uma educação empreendedora e flexível; o esvaziamento dos cursos de graduação da área de ciências sociais e humanas e a hegemonia pós-moderna em seus currículos; e as relações entre trabalho e educação no contexto do trabalho docente, abordando temáticas como: Estado, Sociedade Civil, Movimentos Populares, Políticas Educacionais e a relação Público-Privada na educação escolar.
Normas (fixas da Horizontes)
- Serão aceitos para avaliação, na seção temática em questão, apenas textos inéditos e em formato de artigo.
- Ao submeter o trabalho, é necessário escolher a opção Seção Temática: (título da Seção Temática)
-Assim como previsto nas normas da revista, são aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.
- Os autores que submeterem seus textos e tenham a titulação de doutorado, poderão ser solicitados a assumir o papel de avaliadores de artigos no periódico.
- Uma vez o artigo aprovado para publicação é da responsabilidade do(s) autor(es) a revisão linguística-textual, gramatical e ortográfica de português, e/ou de inglês, e/ou de normas, por equipe de profissionais indicadas pela Horizontes.
Outras informações (fixas da Horizontes)
- Anúncios: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/announcement
- As normas aos autores seguem as já descritas no site da Horizontes e podem ser consultadas na seção Submissões:
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/about/submissions
- No caso de dúvidas, escreva para o e-mail: periodico.horizontes@usf.edu.br
Prazos:
- Submissões aceitas de: 01/11/2023 a 31/03/2024
- Previsão de publicação: 2º semestre de 2024.
Sobre as editoras e editores convidados:
Lucas André Teixeira
Doutorado em Trabalho Docente e Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (UNESP/Bauru/SP).Docente do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, na UNESP Araraquara (SP).
Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd)), na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
Rodrigo Sarruge Molina
Professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFES) e no Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS). Desde 2008, integra o grupo de estudos e pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR).
(Aberta) (*) Prorrogada a data para protocolos de artigos até 30/11)
Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas
Proponentes/ Responsáveis:
Luana Ferrarotto- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Bragança Paulista (IFSP-BRA). C. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2883094594167323
Jean Douglas Zeferino Rodrigues- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campinas (IFSP - CMP). C.Lattes: https://lattes.cnpq.br/5937200399401659
Marta Fernandes Garcia- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Cubatão (IFSP - CBT). C.Lattes: http://lattes.cnpq.br/2630517862259495
Manuela Terrasêca - Universidade do Porto. Porto, Portugal. https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=researchers/manuela-terraseca
Allan da Silva Coelho- Universidade São Francisco, Itatiba-SP (USF). C.Lattes: http://lattes.cnpq.br/6148506893978613
Apresentação:
Discutir avaliação educacional exige compreender as contradições e disputas que marcam esse campo de conhecimento, bem como seus entrelaçamentos com políticas públicas, trabalho docente, formação de professores/as, gestores e estudantes. Dada a relevância do tema, os pesquisadores do Grupo Avaliação e Relações Escolares - ARES, do Instituto Federal de São Paulo propõem para esta seção temática o debate sobre a avaliação educacional compreendendo seus três níveis, a saber: a avaliação da aprendizagem em sala de aula, a avaliação externa em larga escala e a avaliação institucional. O objetivo da seção temática é abordar a avaliação educacional como categoria central da organização do trabalho pedagógico e que pode servir a diferentes propósitos, o que a faz ser disputada por antagônicos projetos de sociedade e grupos de interesse.
Serão avaliados textos originais, resultados de pesquisas e inscritos nesta seção, de acordo com as normas do Periódico Horizontes, nos seguintes eixos temáticos:
Normas
- Serão aceitos para avaliação, na seção temática em questão, apenas textos inéditos e em formato de artigo.
- Ao submeter o trabalho, é necessário escolher a opção Seção Temática: (título da Seção Temática)
-Assim como previsto nas normas da revista, são aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.
- Os autores que submeterem seus textos e tenham a titulação de doutorado, poderão ser solicitados a assumir o papel de avaliadores de artigos no periódico.
- Uma vez o artigo aprovado para publicação é da responsabilidade do(s) autor(es) a revisão linguística-textual, gramatical e ortográfica de português, e/ou de inglês, e/ou de normas], por equipe de profissionais indicadas pela Horizontes.
Outras informações
- Anúncios: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/announcement
- As normas aos autores seguem as já descritas no site da Horizontes e podem ser consultadas na seção Submissões: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/about/submissions
- No caso de dúvidas, escreva para o e-mail: periodico.horizontes@usf.edu.br
Prazos:
- Submissões prorrogadas até 30 de novembro de 2023.
- Previsão de publicação: 1º semestre de 2024.
- Em submissão, escolher: Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas.
Atenção às normas de submissão da revista
Saiba mais Saiba mais sobre Cadastro prévio de autores/as no site do periódicoATENÇÃO - Prorrogamos o prazo para protocolo da chamada de artigos para Seção Temática: Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica para o dia 30/05/23.
Saiba mais Saiba mais sobre (Prorrogação)*** Chamada de Artigos para Seção Temática: : Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica (Até 30/05)Chamada de artigos para Seção Temática: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo
Saiba mais Saiba mais sobre I Chamada de Artigos para Seção TemáticaPara novas submissões, é obrigatório o uso do novo template, já disponível.
Saiba mais Saiba mais sobre Novo template disponívelGÊNEROS E SEXUALIDADES: ENTRELACES NA FORMAÇÃO DOCENTE E NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICA
Saiba mais Saiba mais sobre Uma seção temática da edição 40 da Revista Horizontes foi publicada!Caros autores, em razão do grande número de artigos que foram submetidos à revista nesses últimos meses, a equipe editorial decidiu suspender a submissão temporariamente. Contamos com a compreensão de todos e esperamos poder voltar a receber suas contribuições muito em breve.
Saiba mais Saiba mais sobre Suspensão temporária das submissõesUma nova seção da edição 39 da Revista Horizontes foi publicada!
SEÇÃO TEMÁTICA: OS DESAFIOS DO TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/issue/view/32
Saiba mais Saiba mais sobre Uma nova seção da edição 39 da Revista Horizontes foi publicada!O periódico Horizontes está aberto a submissões de: artigos, relatos de experiência, ensaios e resenhas.
A partir de 2019 as submissões devem estar no Template, disponível em Diretrizes para Autores.
Saiba mais Saiba mais sobre Horizontes está aberta a novas submissões na modalidade publicação contínuaInformamos aos autores e coautores que o periódico Horizontes possui política de prevenção antiplágio e de valorização da integridade acadêmica. Para tanto, todos os artigos submetidos para avaliação passam por programas de identificação de similaridade de textos.
Saiba mais Saiba mais sobre Prevenção de plágio e autoplágio