A formação do professor-pesquisador-reflexivo: os registros da prática como dispositivos de subjetivação

Autores

  • renata sieiro fernandes centro universitário salesiano de são paulo - unisal, unidade americana - sp

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i1.100

Palavras-chave:

dispositivos de subjetivação, professor-pesquisador-reflexivo, pedagogia de projetos

Resumo

Este artigo trata da formação do docente a partir da experiência e prática educativa por meio da junção da pesquisa e da reflexividade sobre registros do cotidiano, como dispositivos de subjetivação. Desta forma, o professor-pesquisador-reflexivo é o sujeito que pensa e se pensa a partir da ação. Para tanto, extraio dos registros cotidianos alguns focos da pedagogia de projetos ou trabalho por projetos, desenvolvida com crianças no Ensino Fundamental, para pensar sobre os fazeres docentes. Os modos como os sujeitos se subjetivam podem se dar de duas formas: em relação de alienação e opressão (conformando-se ao que recebe) e em relação de expressão e criação, gerando formas singulares de existências, que é onde se deseja chegar. Assume-se, então, o contexto da educação como espaço-tempo da ocorrência da prática, da experiência, da pesquisa e da reflexão, contribuindo para a formação teórica e metodológica constante e contínua, produzindo novos saberes e fazeres.

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Biografia do Autor

renata sieiro fernandes, centro universitário salesiano de são paulo - unisal, unidade americana - sp

docente do programa de mestrado em educação, centro universitários salesiano de são paulo, unisal, unidade americana - sp

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Publicado

09-08-2015

Como Citar

sieiro fernandes, renata. (2015). A formação do professor-pesquisador-reflexivo: os registros da prática como dispositivos de subjetivação. Horizontes, 33(1). https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i1.100