As condições de formação do professor-discente do PARFOR na Bahia

Autores

  • leila pio mororo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Maria Elizabete Souza Couto Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i1.121

Palavras-chave:

PARFOR, política de formação de professores, formação em serviço, trabalho docente.

Resumo

Resumo
Este artigo discute a relação entre a formação em serviço e as condições de formação dos professores-discentes dos cursos do Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR. Baseia-se em resultados de pesquisa cujo objetivo foi o de avaliar a implantação e o desenvolvimento do PARFOR na Bahia. A pesquisa utilizou instrumentos de coleta de dados como a análise dos documentos produzidos nas diversas instâncias responsáveis pela estruturação da política estadual de formação de professores e a realização de entrevistas semi-estruturadas
com os coordenadores institucionais do PARFOR nas instituições públicas de ensino superior - IPES. Dentre os resultados destacam-se a ausência de uma política de formação que se efetive a partir do regime de colaboração entre os entes federados (como propõe a legislação pertinente), recaindo totalmente sobre os professores o ônus de sua formação; e há no interior das IPES uma dualidade de modelos de formação.
Palavras-chave: PARFOR; política de formação de professores; formação em serviço; trabalho docente.  

Conditions of formation of “PARFOR's” teacher-student in Bahia
Abstract
This article discusses the relationship between in-service training and the training of teachers-students of the courses of the National Plan for Teacher Education - PARFOR. It is based on research results whose aim was to evaluate the implementation and development of PARFOR in Bahia. The research used the data collection instruments and the analysis of the documents produced in the various instances responsible for structuring the state policy of teacher training and conducting semi-structured interviews with institutional coordinators PARFOR in public higher education institutions - IPES. Among the results is highlighted the absence of a training policy which becomes effective from the regime of collaboration among federal agencies (as is proposed
in the relevant legislation), totally falling upon teachers the burden of his training, and what's inside IPES of a duality of training models.
Key-Words: PARFOR; teacher training policy; in-service training; teaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

leila pio mororo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOCENTE TITULAR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA, LOTADA NO DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS E VINCULADA AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. PESQUISA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COM ENFASE NA RELAÇÃO COM A POLITICA E O TRABALHO DOCENTE.

Maria Elizabete Souza Couto, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOCENTE TITULAR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ- BAHIA, LOTADA NO DEPARTAMENTO DE  CIENCIAS DA EDUCAÇÃO E VINCULADA AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO. PESQUISA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICA PEDAGÓGICA E ALFABETIZAÇÃO.

 

Referências

AGUILAR, Maria José e ANDER-EGG, Ezequiel. Avaliação de Serviços e Programas Sociais. Petrópolis: Vozes, 1994.

ARAÚJO, F. M. de B. de; PAIVA, E. V. de. Políticas Públicas para a universitarização de professores no estado do Rio de Janeiro. 32 Reunião da ANPED. Anais..., Caxambú, MG, 2009

BAHIA. Dados sobre a educação na Bahia. Superintendência de Desenvolvimento Educacional. Salvador, Ba, 1998.

_____. Plano Estadual de Educação da Bahia - PEE, 2001-2011. SEC, Salvador, Ba, 2006.

BARRETTO, E. S. S.. Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade. Estudos em Avaliação Educacional. N. 44, set/dez, 2009.

BELLO, I.. Programas especiais de formação de professores em serviço no Brasil: do discurso democrático à ações regulatórias. 31 Reunião da ANPED, Anais... Caxambú, MG, 2008.

________; BUENO, B. Programas especiais de formação de professores no Brasil: a universitarização do magistério em questão. Arquivos analíticos de Políticas educativas, 18, 2012.

BRASIL. Decreto Presidencial 6.755. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Lex. Brasília, 2009.

_____. Lei 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lex. Brasília, 1996.

FREITAS, H. C. L.. Certificação docente e formação do educador: regulação e desprofissionalização. Educação e Sociedade. vol. 24, nº 85, Campinas, SP, dez, 2003.

_____. A reforma do Ensino Superior no campo da formação dos profissionais de educação básica: As políticas educacionais e os movimentos dos educadores. Educação e Sociedade. n. 68, Campinas, SP, 1999.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S.; ANDRÉ, M. E. D. A.. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília, UNESCO, 2011.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do Psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LUKÁCS, G. Historia e Consciência de classe. Porto. Publicações Escorpião, 1974.

MORORÓ, L. P. Formação Continuada: um estudo sobre a influência do Curso sobre Alfabetização na prática pedagógica de professores alfabetizadores. 1999. 189p. Dissertação de mestrado. UFSCar. São Carlos, SP, 1999.

_____. Rede UNEB 2000: da euforia ao espanto, as contradições se estabelecem. 2005. 139 p. Tese de doutorado. UFSCar. São Carlos, SP, 2005.

Downloads

Publicado

09-08-2015

Como Citar

mororo, leila pio, & Couto, M. E. S. (2015). As condições de formação do professor-discente do PARFOR na Bahia. Horizontes, 33(1). https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i1.121