Atravessando pensamentos: diferença, différance, criança pequena e infância

Autores

  • Flávia Maria Menezes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Priscila Dornelles Machado Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i2.207

Palavras-chave:

educação infantil, infância, diversidade, diferença

Resumo

Resumo
O propósito deste ensaio é partilhar com os leitores interrogações e pensamentos acerca das muitas questões que afetam o debate contemporâneo sobre a educação da criança pequena no Brasil, a partir da ascensão das ideias de diversidade e diferença. Para tanto, levantamos alguns artigos que tratam de tais temáticas com ênfase nos discursos enunciados nas políticas públicas brasileiras para infância, como os de autoria de Rodrigues e Abramowicz (2013), Coppete, Fleuri & Stoltz (2012), Abramowicz, Rodrigues e Cruz (2011), Abramowicz, Levcovitz e Rodrigues (2009), Abramowicz (2003), entre outros, em que pretendemos discorrer o debate, ancorando nossas proposições nas ideias de Jacques Derrida e seus leitores. No que tange às políticas públicas para as crianças e a infâncias no Brasil, optamos por dialogar com a legislação atual no que tange às diretrizes para organização do currículo nas creches e pré-escolas brasileiras.
Palavras-chave: educação infantil; infância; diversidade; diferença.

Crossing thoughts: difference, differance, toddler and childhood

Abstract
The purpose of this essay is to share with the readers’ questions and thoughts about the many issues affecting the contemporary debate about the education of young children in Brazil, from the rise of diversity and difference of ideas. Therefore, we raise some articles dealing with such issues with emphasis on speeches set out in Brazilian public policies to childhood, as written by Rodrigues and Abramowicz (2013), Coppete, Fleuri & Stoltz (2012), Abramowicz, Rodrigues and Cruz (2011), Abramowicz, Levcovitz and Rodrigues (2009), Abramowicz (2003), among others, in which we intend to discuss the debate, anchoring our propositions on Jacques Derrida's ideas and their readers. With regard to public policies for children and childhood in Brazil, we opted for dialogue with the current legislation regarding the guidelines for the organization of the curriculum in Brazilian kindergartens and preschools.
Keywords: childhood education; childhood; diversity; difference.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Maria Menezes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora de Educação Básica Técnica e Tecnológica (EBTT) do Colégio Pedro II, campus São Cristóvão I

Cursando o mestrado em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com conclusão prevista para agosto/2015 

Priscila Dornelles Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora de Educação Básica Técnica e Tecnológica (EBTT) do Colégio Pedro II, campus São Cristóvão I

Cursando o mestrado em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com conclusão prevista para agosto/2016 

Referências

ABRAMOWICZ, Anete; LEVCOVITZ, Diana; RODRIGUES, Tatiane Cosentino. Infâncias em Educação Infantil. Pro-Posições, Campinas, v. 20, n. 3 (60), p. 179-197, set./dez. 2009.

___________________; RODRIGUES, Tatiane Cosentino; CRUZ, Ana Cristina Juvenal da. A diferença e a diversidade na educação. Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar. São Carlos, Departamento e Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, n. 2. p. 85-97. 2011

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. Volume 2. Rua de Mão Única. Tradução Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasilense, 1987.

BINGHAM, Charles. Derrida e o ato de ensinar: a economia do apagamento. Tradução de Jason Carreiro. Sapere Aude, Belo Horizonte, n. 7, v. 4, p. 413-440, 2013

COPPETE, Maria Conceição; FLEURI, Reinaldo Matias; STOLTZ, Tânia. Educação para diversidade numa perspectiva intercultural. Revista Pedagógica - UNOCHAPECÓ - Ano-15 - n. 28 vol. 01 - jan./jun. 2012.

DERRIDA, J. De que amanhã: diálogo/ Jacques Derrida; Elisabeth Roudinesco. Trad. André Telles; revisão técnica Antonio Carlos dos Santos. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2004. 2004, p. 34.

LARROSA, Jorge Bondía. Tradução João Wanderley Geraldi. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, jan/fev/mar/abr 2002.

RODRIGUES, Tatiane Consentino; ABRAMOWICZ, Anete. O debate contemporâneo sobre a diversidade e a diferença nas políticas e pesquisas em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n 1, p. 15-35, jan./mar. 2013

Downloads

Publicado

20-12-2015

Como Citar

Menezes, F. M., & Machado, P. D. (2015). Atravessando pensamentos: diferença, différance, criança pequena e infância. Horizontes, 33(2). https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i2.207