A educação contra a barbárie: um confronto entre os ideais adornianos e jonasianos

Autores

  • Renato Kirchner Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
  • Marly Otani Cipolini Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v31i1.25

Resumo

Este trabalho tem por objetivo verificar o impulso destrutivo da humanidade, o porquê dessa nociva presença ao longo da história, como isso põe em perigo a permanência da vida na Terra e se é possível que se elimine tal impulso do indivíduo humano. Num primeiro momento, estudaremos os ideais de Theodor Adorno e, posteriormente, do conceito de responsabilidade de Hans Jonas sob um foco bem delimitado, uma vez que tamanha é a complexidade das obras desses autores, que necessitaríamos de trabalhos específicos voltados a cada um deles. Por fim, serão relacionadas as ideias centrais desses dois pensadores contemporâneos, de modo a demonstrar que convergem no tocante aos ideais em relação ao futuro. Para isso, foram utilizadas suas obras
principais: O princípio responsabilidade, de Jonas e Educação após Auschwtiz, de Adorno. Além disso, foi realizada uma comparação das teorias mencionadas com fatos cotidianos que as ilustram e sustentam, no plano concreto, como o recente caso de Sílvio Koerich.

Palavras-chave: Educação; Emancipação; Responsabilidade; Theodor Adorno; Hans Jonas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Kirchner, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde 2010, professor e pesquisador do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Marly Otani Cipolini, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCampinas). Aluna de Iniciação Científica durante o biênio de 2011-2012 no Projeto de Pesquisa “Hans Jonas e o princípio responsabilidade: por uma ética da civilização tecnológica e planetária”.

Downloads

Publicado

30-06-2013

Como Citar

Kirchner, R., & Cipolini, M. O. (2013). A educação contra a barbárie: um confronto entre os ideais adornianos e jonasianos. Horizontes, 31(1). https://doi.org/10.24933/horizontes.v31i1.25