Estágio curricular supervisionado e profissionalização docente na percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em educação física

Autores

  • Maria Teresa Sudário Rocha UNIPAC Campus Ouro Preto, MG
  • Jairo Antônio da Paixão Universidade Federal de Viçosa, MG

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i3.569

Resumo

O presente estudo de natureza qualitativa objetivou identificar e analisar possíveis implicações entre o estágio curricular supervisionado e aspectos da profissionalização docente na ótica de acadêmicos que se encontravam no último ano do curso de licenciatura em Educação Física. A partir dos dados coletados por meio de entrevista semiestruturada, foi possível afirmar que o estágio possibilitou aos acadêmicos perceberem a docência como uma conjunção multifacetária delineada pelas diversas experiências de atuação. Uma profissão que demanda do professor a capacidade de dominar os saberes deparados durante a licenciatura, bem como de colocá-los em prática no cotidiano da escola. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa Sudário Rocha, UNIPAC Campus Ouro Preto, MG

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Formada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Ouro Preto; Ex-bolsista do CNPq de Iniciação Científica no Laboratório de Estudos Pedagógicos em Educação Física (LEPEF) no Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto, MG. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF), e vincula-se à linha de pesquisa "Formação de Professores e Saberes Docentes, Instituições e História da Educação Física" da Universidade Federal de Viçosa. Graduanda em Bacharelado em Educação Física pelo Centro Universitário Claretiano.

Jairo Antônio da Paixão, Universidade Federal de Viçosa, MG

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação (em andamento). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Mestrado em Educação (em andamento). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa na linha de pesquisa Educação pública: sujeitos e práticas. Integra o Comitê de Ética em Pesquisas com Humanos da UFV. Coordena o Curso de Licenciatura em Educação Física. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG.

Downloads

Publicado

07-12-2018

Como Citar

Rocha, M. T. S., & Paixão, J. A. da. (2018). Estágio curricular supervisionado e profissionalização docente na percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em educação física. Horizontes, 36(3), 187–199. https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i3.569