Condições de trabalho de professores iniciantes de matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional

Autores

  • Francisco Jeovane do Nascimento Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC/CE); Universidade Estadual do Ceará (UECE) http://orcid.org/0000-0001-9753-724X
  • Eliziane Rocha Castro Secretaria da Educação Básica de Raposa/MA; Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Regiane Rodrigues Araújo Universidade Federal do Ceará (UFC/CE)
  • Ivoneide Pinheiro de Lima Universidade Estadual do Ceará (UECE/CE)

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.626

Resumo

O estudo consiste em analisar as condições de trabalho dos professores de Matemática iniciantes, que vivenciaram a experiência do PIBID na formação inicial, e suas implicações no processo de desenvolvimento profissional dos mesmos. Optou-se pela pesquisa de cunho qualitativo, materializada através de um estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação e a entrevista. Concluiu-se que as condições de trabalho propiciadas aos professores iniciantes não contribuem com um exercício qualificado da docência, representando um entrave ao desenvolvimento profissional. Ressalta-se, que embora as condições de trabalho sejam inadequadas, os jovens professores almejam a continuidade formativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Jeovane do Nascimento, Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC/CE); Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Professor efetivo da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC/CE).

Eliziane Rocha Castro, Secretaria da Educação Básica de Raposa/MA; Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Mestra  e Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Professora efetivo da rede municipal de Raposa/MA.

Regiane Rodrigues Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC/CE)

Licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/CE); Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC/CE).

Ivoneide Pinheiro de Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE/CE)

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestra em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE/CE).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

15-03-2019

Como Citar

Nascimento, F. J. do, Castro, E. R., Araújo, R. R., & Lima, I. P. de. (2019). Condições de trabalho de professores iniciantes de matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional. Horizontes, 37, e019005. https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.626