Saberes em práticas culturais: condutas e contracondutas no campo da Matemática e da Educação Matemática

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.763

Resumo

Esse texto tem por objetivo discutir o Campo da Etnomatemática a partir de pesquisas e estudos que mostram a diversidade de entendimento desse movimento no interior do campo da Educação Matemática. Pretendemos problematizar e analisar esse movimento numa perspectiva foucaultiana, a partir do conceito de contraconduta. A importância dessa discussão se amplia pelos usos e apropriações que são feitos por essas discussões – em especial em documentos de políticas públicas as quais tendem a desviar o foco e as ideias que transitam por esse movimento. Nossa discussão irá considerar propostas de pesquisas e estudos que se sobressaíram ao longo desse movimento que vem se fortalecendo desde a década de 1980. Nossa compressão é que sua disseminação foi ocorrendo de forma rizomática, o que nos permite compreendê-lo como um movimento múltiplo. Assim, essa discussão/apresentação pretende problematizar aspectos dessa multiplicidade de propostas por vezes antagônicas considerando o fato de sua raiz emergir no interior do campo estruturalista da Matemática.

 

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Biografia do Autor

Alexandrina Monteiro, Universidade Estadual de Campinas

DEPRAC

Jackeline Rodrigues Mendes, Universidade Estadual de Campinas

DEPRAC

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Publicado

25-06-2019

Como Citar

Monteiro, A., & Mendes, J. R. (2019). Saberes em práticas culturais: condutas e contracondutas no campo da Matemática e da Educação Matemática. Horizontes, 37, e019029. https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.763

Edição

Seção

Seção Temática: Leituras e leitores de Foucault: diálogos com a Educação