Teorias Críticas Latino-Americanas: leitores e leituras decoloniais de Foucault

Autores

  • Clayton Roberto Messias Senac e Etec
  • Carlos Roberto da Silveira Universidade São Francisco (USF)

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.784

Resumo

Neste artigo analisa-se, na perspectiva das Teorias Críticas Latino-Americanas (TCLA’s), ideias de Michel Foucault acerca do saber colonial desde suas primeiras formulações. Para tanto, são utilizadas considerações de Aníbal Quijano, Catherine Walsh, Enrique Dussel, Santiago Castro-Gómez, Ramón Grosfoguel, Walter Mignolo, entre outros, assim como, citações do curso Em defesa da sociedade (1975-1976) de Foucault, para aprofundamentos da temática Decolonialidade do Saber. Este artigo recebeu contribuições do Grupo de Pesquisa Sobre Educação e Teorias Críticas Latino-Americanas (GPETCLA) e do Grupo de Pesquisa Estudos Foucaultianos e Educação (GPEFE) do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clayton Roberto Messias, Senac e Etec

Doutorando em Educação; Mestre em Educação; Especialista em Formação Docente para a Atuação em Educação a Distância; Master of Business Administration (MBA) em Administração e Logística; Bacharel em Teologia; Bacharel em Administração; Técnico em Processamento de Dados (Tecnologias da Informação e Comunicação); Cursando o Técnico em Música. Professor em Educação Superior (Graduação e Pós-Graduação). Professor e Tutor em Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio e Técnico. Participante dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Sobre Educação e Teorias Críticas Latino-Americanas (GPETCLA) e Grupo de Pesquisa: Estudos Foucaultianos e Educação (GPEFE) Áreas de Atuação: Educação; Teologia; Música; Administração e Logística; Tecnologias da Informação e Comunicação.

Carlos Roberto da Silveira, Universidade São Francisco (USF)

Pós-Doutor pela Universidade São Francisco (USF-SP), através do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (CAPES) em Educação (2015).Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP - CAPES), em 2010. Mestre em Filosofia (concentração em Ética) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP), em 2003. Pós-graduado Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS-MG), em 1999. Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração Informática Santa Rita do Sapucaí (FAI-MG), em 1997. Trabalhou na função de Professor na FAI, na UNIVÁS, no UNIS-MG e na Escola Técnica de Eletrônica de Santa Rita do Sapucaí (ETE-MG), na Faculdade Católica de Pouso Alegre (FACAPA-MG) nos Cursos de Graduação e Pós-graduação Lato Sensu em Filosofia, no Curso de Graduação na Faculdade de Enfermagem Wenceslau Braz (FWB-MG), em Itajubá. Trabalhou como Membro do Comitê de Ética e Pesquisa na Faculdade de Ciências da Saúde - (UNIVÁS) e na Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB). É Membro da Plataforma Brasil como Pesquisador. Participou como Coordenador e Pesquisador Convidado na confecção do Projeto Piloto sobre o Programa de Educação e Responsabilização para Homens Autores de Violência Doméstica contra a Mulher na Comarca de Pouso Alegre-MG, Período (2012-2013) e, atualmente desenvolve pesquisa sobre o referido Programa que faz parte do processo de Educação/Aprendizagem Não-Formal, em conformidade com as Políticas Públicas sob a ótica da Justiça, Segurança, Cidadania e Direitos Humanos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ética Empresarial. Tem desenvolvido pesquisas na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Arcaica e Clássica (especialmente em Platão). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea, em especial o Personalismo Francês, Filosofia da Educação, Ética, Teorias Críticas Latino-Americanas (Epistemologias do Sul e Decolonialidade), Estudos Foucaultianos. Trabalha na função de Vice-coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, com atuação na linha de pesquisa Educação, Linguagens e Processos Interativos, da Universidade São Francisco (USF-Itatiba-SP). Atua como Editor da Revista Horizontes em Educação USF. Participa como Líder do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Teorias Críticas Latino-Americanas, do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação USF (Certificado pelo CNPQ). Participa como Vice-líder do Grupo de Pesquisa sobre Estudos Foucaultianos na Educação, do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação USF (Certificado pelo CNPQ). Participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais (PHALA - UNICAMP).

Downloads

Publicado

25-06-2019

Como Citar

Messias, C. R., & da Silveira, C. R. (2019). Teorias Críticas Latino-Americanas: leitores e leituras decoloniais de Foucault. Horizontes, 37, e019030. https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.784

Edição

Seção

Seção Temática: Leituras e leitores de Foucault: diálogos com a Educação