Contribuições para pensar sobre a atividade criadora na Educação Infantil: reflexões a partir da obra de Vigotski

Autores

  • Simone Maria de Bastos Nascimento Universidade Estadual do centro-oeste/ UNICENTRO. http://orcid.org/0000-0002-7498-8758
  • Carla Luciane Blum Vestena Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.807

Resumo

O artigo, tendo como principal referencial teórico a obra de Lev Semionovich Vigotski, trata da atividade criadora na educação infantil. Objetivou compreender, à luz da teoria elaborada por Vigotski, a atividade criadora e as implicações dessa compreensão pelos professores atuantes na Educação Infantil, que é primeira etapa da Educação Básica. Então o estudo é da natureza bibliográfica e de reflexão teórica, pretendendo clarificar aos leitores pontos principais sobre essas relações na Educação Infantil, sob o pressuposto de que, nessa etapa educacional, a promoção de atividades pelos docentes deve ir além de um mero cumprimento de rotinas. Nesse contexto, pressupõe-se ainda que o referencial teórico em pauta contribui de forma significava para superar as práticas repetitivas de natureza higienista e assistencialista que têm marcado e ainda marcam as práticas docentes com crianças pequenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Maria de Bastos Nascimento, Universidade Estadual do centro-oeste/ UNICENTRO.

Doutoranda em Educaçao pela UFPR. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO e Graduada em Pedagogia pela mesma instiuiçao. Vinculada aoGrupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil- GEPEDIN-CNPq. Atualmente é Professora colaborador do departamento de Pedagogia na UNICENTRO.

Carla Luciane Blum Vestena, Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO

Docente Associada "A" da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Realizou estágio de pós-doutoramento na [School of Education], Durham University - UK (2016-2017). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Marília-SP). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduação em Psicologia pela Faculdades Integradas Guairacá.

Downloads

Publicado

28-12-2019

Como Citar

Nascimento, S. M. de B., & Vestena, C. L. B. (2019). Contribuições para pensar sobre a atividade criadora na Educação Infantil: reflexões a partir da obra de Vigotski. Horizontes, 37, e019051. https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.807