O Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação docente em química: investigando aprendizagens a partir de narrativas

Autores

  • Wilmo Ernesto Francisco Junior
  • Neila da Silva Paschoal
  • Maria Jeane Vieira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.830

Resumo

Este estudo investigou aprendizagens e o impacto do Programa de Educação Tutorial (PET) na formação de licenciandos em química. Como método da pesquisa foram empregadas narrativas reflexivas sobre a participação no programa, avaliadas sob a perspectiva da análise de conteúdo. Quatro temas gerais que favoreceram aprendizagens foram identificados: o trabalho coletivo, a interação com comunidade(s), experiências individuais singulares, perspectivas de futuro. As aprendizagens concentraram-se em aspectos atitudinais e procedimentais com menção não explícita sobre a dimensão conceitual. As narrativas demonstraram-se úteis para a análise de contribuições formativas, podendo se configurar em uma atividade reflexiva que proporciona a (auto)avaliação de programas educacionais similares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-07-2020

Como Citar

Francisco Junior, W. E., Paschoal, N. da S., & Silva, M. J. V. da. (2020). O Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação docente em química: investigando aprendizagens a partir de narrativas. Horizontes, 38(1), e020030. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.830