Leitura literária no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.862

Resumo

Este estudo discute a importância da narrativa literária na constituição do sujeito e analisa, em uma perspectiva discursiva, textos multissemióticos produzidos a partir da leitura de contos de Machado de Assis, a fim de averiguar a posição axiológica dos adolescentes, seu olhar sobre si e o outro, seus hábitos culturais, seus posicionamentos ideológico-políticos, seus traços identitários, seus sonhos e utopias. Esse projeto de leitura, realizado com alunos de Ensino Médio, remete a uma perspectiva possível de escolarização da literatura, capaz de promover autoconhecimento, participação ativa, crítica e criativa de jovens, favorecendo a diversidade, a aprendizagem significativa e colocando o professor como mediador do processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lovani Volmer, UNIVERSIDADE FEEVALE

Possui graduação em Letras - Português/Alemão pela Unisinos (1994), é especialista em Informática Educativa pela Feevale (2001), mestre em Letras, ênfase em Leitura e Cognição, pela UNISC (2008), e doutora em Letras, ênfase em Leitura e Linguagens, pela UCS/Uniritter (2015). É professora na Universidade Feevale, onde já foi coordenadora do curso de Letras e diretora pedagógica da Escola de Educação Básica Feevale - Escola de Aplicação - atualmente atua nos cursos de graduação em Letras e Pedagogia, nos projetos de extensão "O mundo em NH: refugiados e migrantes, uma questão de Direitos Humanos" e "Jovem Aprendiz Feevale", bem como no Mestrado Profissional em Letras. Possui longa experiência na educação básica, tanto na docência quanto na gestão, e pesquisa especialmente os seguintes temas: letramento e alfabetização; leitura e alfabetização; leitura e formação do leitor; leitura do texto literário no contexto escolar; PNBE; formação de professores.

Downloads

Publicado

30-04-2020

Como Citar

Volmer, L., Carvalho, A. C., & Santos, L. (2020). Leitura literária no ensino médio. Horizontes, 38(1), e020023. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.862