Horizontes https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes <p><strong>Escopo</strong></p> <p>A revista <em>Horizontes, com publicação contínua, </em>é um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de Educação e está vinculado ao Programa de Pós- Graduação <em>Stricto Sensu </em>em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP. Aceita para publicação artigos inéditos resultantes de pesquisas de caráter empírico ou teórico, além de ensaios, resenhas e entrevistas, exclusivamente na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas.</p> <p>Os trabalhos submetidos passam por uma apreciação prévia pelos integrantes da Comissão Editorial; se estiverem fora do escopo ou dos critérios editoriais do periódico, serão recusados; os demais, serão encaminhados para a avaliação, às cegas, por pareceristas <em>ad hoc</em> designados pelos editores ou editores de seção.</p> <p>Com vistas a manter uma interlocução com pesquisadores nacionais e internacionais, o periódico aceita publicações nas línguas portuguesa, inglesa, francesa e espanhola.</p> <p>Além de textos de demanda contínua, o periódico é composto de seções temáticas coerentes com o seu escopo; essas seções são sugeridas pelo comitê editorial ou propostas por pesquisadores externos, desde que avaliadas previamente. Tanto num caso como em outro, os artigos passam por todas as etapas do processo de avaliação.</p> <p>Os conteúdos publicados não refletem a posição, opinião ou filosofia, nem do Programa de Pós-Graduação em Educação nem da Universidade São Francisco.</p> <p>Os/as autores/as mantêm os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição.</p> <p>Os prazos de avaliação (aceitação ou recusa), até a publicação, podem variar em torno de um ano, dependendo da complexidade da temática e das avaliações e revisões sugeridas.</p> <p><strong>About the Journal</strong></p> <p><strong>Focus and Scope</strong></p> <p>The journal Horizontes, operating in a continuous publication mode, serves as a platform for the dissemination and discussion of scientific production in the field of</p> <p>Education. It is affiliated with the Stricto Sensu Graduate Program in Education at the University of São Francisco, Itatiba/SP. The journal accepts for publication original articles resulting from empirical or theoretical research, as well as essays, reviews, and interviews, exclusively in the field of Education, encompassing its historical, cultural, and educational practice dimensions.</p> <p>Submitted works undergo preliminary evaluation by the members of the Editorial Committee. If the submissions are outside the scope or editorial criteria of the journal, they will be rejected; the others will be forwarded for blind peer review by ad hoc reviewers appointed by the editors or section editors.</p> <p>Aiming to maintain a dialogue with both national and international researchers, the journal accepts publications in Portuguese, English, French, and Spanish. In addition to texts in continuous demand, the journal includes thematic sections consistent with its scope; these sections are suggested by the editorial committee or proposed by external researchers, provided that they are previously evaluated. In either case, the articles go through all stages of the evaluation process. The contents published do not reflect the position, opinion, or philosophy of either the Graduate Program in Education or the University of São Francisco. The authors retain the rights to their articles, but their publication in the jornal automatically implies the full and exclusive transfer of copyright for the first edition.</p> <p>The evaluation period (acceptance or rejection), up to publication, can vary around one year, depending on the complexity of the topic and the evaluations and revisions suggested.</p> <p> </p> <p><strong>Avaliação Qualis (2017-2020)</strong></p> <p>ISSN: 2317-109X (Online) e 0103-7706 (Impressa) - A2</p> pt-BR <p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p> <p>a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a&nbsp;<a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Licença Creative Commons Attribution</a>&nbsp;que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.</p> <p>b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</p> <p>c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja&nbsp;<a href="http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html" target="_new">O Efeito do Acesso Livre</a>).</p> <p>d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.&nbsp;</p> periodico.horizontes@usf.edu.br (Periódico Horizontes - USF) suporte.revistas@usf.edu.br (Suporte Revista Horizontes USF) Fri, 29 Mar 2024 20:10:54 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1866 <p>.</p> Luana Ferrarotto, Marta Fernandes Garcia, Jean Douglas Zeferino Rodrigues, Manuela Terrasêca Copyright (c) 2024 Luana Ferrarotto, Marta Fernandes Garcia, Jean Douglas Zeferino Rodrigues, Manuela Terrasêca http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1866 Wed, 26 Jun 2024 00:00:00 -0300 Políticas de avaliação (externa) da educação não superior no Brasil e em Portugal https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1703 <p>Trata-se aqui dos resultados de um estudo relacionado aos modelos de avaliação externa de duas realidades distintas, as de Brasil e Portugal. O objetivo é analisar experiências de avaliação externa na educação não superior e buscar tendências nos modelos em curso nos dois países. Considerando os pressupostos que informam os estudos comparados, procura-se destacar singularidades, heterogeneidades e homogeneidades dos modelos de avaliação externa praticados. Em termos conclusivos, embora o processo histórico de cada país seja determinante na constituição das suas singularidades, persistem tendências à adequação das finalidades das avaliações externas às demandas da globalização neoliberal com a implementação de mecanismos de <em>accountability</em> associados às avaliações externas nacionais.</p> <p><em>Palavras-chave</em>: Políticas de avaliação externa. Educação não superior. Estudos comparativos.</p> Vanessa Rosana Peluchen Camargo, Marilda Pasqual Schneider Copyright (c) 2024 Vanessa Rosana Peluchen Camargo, Marilda Pasqual Schneider http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1703 Tue, 16 Apr 2024 00:00:00 -0300 Os fundamentos da política de accountability no Programa AlfaMais para a alfabetização em Goiás https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1708 <p>No âmbito das políticas educacionais de <em>accountability</em>, observa-se a relação entre qualidade e proficiência em testes<em> high stakes.</em> No que se refere à metodologia, o estudo caracteriza-se como exploratório, de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico e documental – realiza o levantamento e a análise de documentos oficiais e legais relacionados ao Programa AlfaMais Goiás. Nessa conjuntura, esta pesquisa propõe-se a analisar os fundamentos do referido programa em Goiás na busca pela compreensão dos ideários de avaliação e de qualidade educacional. Os resultados indicam que os processos avaliativos restringem a qualidade educacional a um único panorama, o desempenho estudantil, e induzem a criação de um quase-mercado educacional e de padrões de qualidade por meio de ações de <em>marketing</em>.</p> <p><em>Palavras-chave</em>: Avaliação. Accountability.Qualidade educacional. Alfabetização.</p> Flávia Martins Vieira, Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira, Lúcia Maria de Assis Copyright (c) 2024 Flávia Martins Vieira, Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira, Lúcia Maria de Assis http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1708 Thu, 18 Apr 2024 00:00:00 -0300 Os magos da educação para a América Latina e Caribe: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1721 <p>Explicita-se as orientações dos Organismos Internacionais (OI) para a Educação Básica latino-americana referentes ao papel e às responsabilidades dos professores. Trata-se de pesquisa documental, abarcando o período de 1995 a 2020. O parâmetro de análise são os termos: avaliação, qualidade e aprendizagem. A Teoria Fundamentada é o referencial metodológico. Como resultados, observa-se que os documentos apontam que os professores são capazes de fazer a magia da aprendizagem, a partir dos resultados das avaliações, superando a ausência de insumos educacionais, os baixos investimentos e as condições socioeconômicas dos alunos, responsabilizando-os pelos insucessos, diante de uma lógica neoliberal. Os OI mantêm o discurso dos anos de 1990, apesar das críticas ao modelo de avaliação.</p> <p><em>Palavras-chave:</em> Organismos Internacionais. Avaliação. Qualidade. Aprendizagem. Professores.</p> Giselle Cristina Martins Real, Jullie Cristhie Conceição Copyright (c) 2024 Giselle Cristina Martins Real, Jullie Cristhie Conceição http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1721 Mon, 22 Apr 2024 00:00:00 -0300 Apropriação dos resultados das avaliações da aprendizagem para fins de reorientação da prática pedagógica https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1740 <p>O artigo analisa como os professores se relacionam com os resultados das avaliações da aprendizagem de seus alunos. O referencial teórico fundamenta-se nos estudos de Vasconcellos, Hoffmann, Luckesi, Gatti, entre outros. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo, da qual participaram professores de duas escolas estaduais do município de Pouso Alegre, Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de um questionário e pela realização de uma roda de conversa. Conclui-se que nem sempre os resultados da avaliação da aprendizagem são apropriados pelos docentes para a reorientação de suas práticas pedagógicas, muitas vezes, são usados para fins burocráticos, para classificar os aprovados e reprovados, e, algumas vezes, servem de base para uma intervenção pedagógica.</p> <p><em>Palavras-chave</em>: Avaliação da Aprendizagem. Apropriação de resultados. Prática Pedagógica.</p> Valderlice Rosa de Souza, Regilson Maciel Borges Copyright (c) 2024 Valderlice Rosa de Souza, Regilson Maciel Borges http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1740 Wed, 24 Apr 2024 00:00:00 -0300 Construção de uma avaliação de viés formativo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1745 <p>Este artigo examina a experiência de construção coletiva de uma forma de avaliação alinhada à perspectiva formativa. A análise documental observou projeto político-pedagógico, relatórios de aprendizagem, atas do conselho de classe, registros de acompanhamento do progresso dos(as) estudantes e autoavaliações do coletivo. Destacam-se três principais movimentos adotados pelo coletivo como instrumentos de documentação e avaliação: círculos pedagógicos e processos de autoavaliação; tutoria e espaços dialogados na avaliação da aprendizagem; e conselhos de classe coletivos. Observa-se que a forma como a escola passou a organizar seu trabalho pedagógico alimenta um processo de avaliação de viés formativo – o que potencializa, em retroalimentação, os processos internos à escola.</p> <p><em>Palavras-chave</em>: Avaliação formativa. Trabalho coletivo. Escola transformadora.</p> <p> </p> Beatriz Nogueira Marques de Vasconcelos, Luana Costa Almeida Copyright (c) 2024 Beatriz Vasconcelos, Luana Costa Almeida http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1745 Fri, 26 Apr 2024 00:00:00 -0300 Exame Nacional do Ensino Médio em questão https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1710 <p>Avaliação em larga escala criada em 1998, com o intuito de aferir o conhecimento dos concluintes do Ensino Médio, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou por alterações em 2009. Assim sendo, este artigo deriva de pesquisa cujo objetivo principal foi compreender, a partir da Análise do Discurso Materialista, relações de forças em jogo nos discursos de “textos fundadores” do Novo Enem – Portarias que correspondem ao <em>corpus</em> de via arquivista. O trabalho analítico-discursivo possibilitou reconhecer o Enem como campo de disputas políticas e pedagógicas, uma vez que os documentos apontaram para um sentido não exclusivo de protagonismo do participante, denotando posições ideológicas em tensão entre o entendimento do Exame como referência de autoavaliação ou procedimento de avaliação do sujeito.</p> <p><em>Palavras-chave:</em> Análise do Discurso Materialista. Michel Pêcheux. Enem. Ensino Médio. Educação.</p> Bruna Betamin de Souza, Doris Maria Luzzardi Fiss Copyright (c) 2024 Bruna Betamin de Souza, Doris Maria Luzzardi Fiss http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1710 Wed, 08 May 2024 00:00:00 -0300 Avaliação institucional participativa na educação infantil: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1723 <p>O objetivo do artigo, recorte da pesquisa de mestrado de uma das autoras, é afirmar as possibilidades formativas da Avaliação Institucional Participativa (AIP) para professores que atuam na Educação Infantil. Para tanto, utiliza-se como ferramentas metodológicas as pesquisas autobiográficas e narrativas de formação, entendendo-as como um processo de contar e recontar histórias. O referencial teórico é permeado por autores que discutem avaliação, formação docente e Educação Infantil. Constata-se a importância da reflexão coletiva para olhar para dentro e para fora da escola, dos sentidos produzidos, de modo que se pense os processos e as relações e como estas podem transformar o cotidiano em prol de práticas qualificadas às crianças.</p> <p><em>Palavras-chave</em>: Avaliação institucional. Educação Infantil. Formação docente.</p> Cristiane Amancio, Virgínia Louzada Copyright (c) 2024 Cristiane Amancio, Virgínia Louzada http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1723 Fri, 24 May 2024 00:00:00 -0300 Usos (e abusos) da performatividade: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1718 <p>.</p> Sanny Silva da Rosa, Marco Wandercil da Silva , Alessandra Cristina Matheus de Paiva Pereira Copyright (c) 2024 Sanny Silva da Rosa, Marco Wandercil da Silva , Alessandra Cristina Matheus de Paiva Pereira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1718 Fri, 24 May 2024 00:00:00 -0300 Um estudo da aplicação de uma prova-escrita-em-fases de matemática no ensino fundamental https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1724 <p>Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa feita no Ensino Fundamental por meio da aplicação de uma Prova-Escrita-em-Fases, em uma perspectiva de avaliação como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem, com base em autores como Buriasco, Ferreira e Pedrochi Junior. Nesse instrumento, 36 estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de resolver 5 questões de matemática em 5 fases, contando com intervenções da professora regente, que também é autora deste artigo. À luz da Análise de Conteúdo, foram investigadas as produções escritas de um estudante. Pode-se observar que o instrumento possibilitou que o estudante modificasse suas respostas, repensando-as e que a Prova-Escrita-em-Fases auxilia na superação da dicotomia certo/errado.</p> <p><em>Palavras-chave</em>: Educação matemática. Avaliação como prática de investigação. Avaliação como oportunidade de aprendizagem. Prova-escrita-em-fases.</p> Gabriel dos Santos e Silva, Jessica Aparecida Borssoi Zanquim Copyright (c) 2024 Gabriel dos Santos e Silva, Jessica Aparecida Borssoi Zanquim http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1724 Wed, 29 May 2024 00:00:00 -0300 A avaliação na visão de futuros professores https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1726 <p>Este estudo objetivou explorar os elementos que dificultam o aprendizado em avaliação de futuros professores de Pedagogia. Com base na pesquisa mista, com a primeira fase qualitativa, identificaram-se elementos que indicam dificuldades no processo de aprendizagem e foram feitas entrevistas com 14 alunas de cursos de Pedagogia. Na segunda fase, quantitativa, utilizou-se um questionário, com 307 estudantes, com uma escala do tipo Likert para coletar informações sobre as dificuldades. Os dados revelaram que os elementos dificultadores estavam mais associados aos domínios dos professores e do <em>design</em> do curso. O estudo auxilia a entender as complexidades do processo de ensino e aprendizagem e serve ao duplo propósito de informar a natureza e o alcance das mudanças a serem realizadas e a direção específica de iniciativas para a formação continuada.</p> <p><em>Palavras-chave</em>: Avaliação. Futuros professores. Pedagogia.</p> Paulo Sérgio Garcia, Carlos Alexandre Felício Brito Copyright (c) 2024 Paulo Sérgio Garcia, Carlos Alexandre Felício Brito http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1726 Fri, 31 May 2024 00:00:00 -0300 Avaliação das aprendizagens na educação de pessoas jovens, adultas e idosas de acordo com as diretrizes federais e estaduais https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1747 <p>Este estudo investiga as orientações legais sobre a avaliação das aprendizagens e é fundamentado nas contribuições teóricas de autores como Arroyo, Libâneo e Luckesi. Objetiva-se analisar as diretrizes contidas nos documentos legais, em nível federal e estadual (Santa Catarina), referentes à avaliação das aprendizagens na educação de pessoas jovens, adultas e idosas. A metodologia adotada consiste na aplicação da Análise de Conteúdo de Bardin. Como resultado, destaca-se que a legislação tem foco em uma avaliação contínua, cumulativa e formativa e prioriza aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Conclui-se que a avaliação é compreendida como aquela que pode oportunizar aprendizagem, correções de defasagens discentes e aprimoramento da prática docente.</p> <p><em>Palavras-chave</em>: Avaliação das aprendizagens. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas. Legislação.</p> André Henrique Schneeberger, Dilva Bertoldi Benvenutti Copyright (c) 2024 André Henrique Schneeberger, Dilva Bertoldi Benvenutti http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1747 Fri, 31 May 2024 00:00:00 -0300 A avaliação da aprendizagem em matemática no olhar de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de um município do Nordeste brasileiro https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1749 <p>O presente estudo foi desenvolvido no sentido de compreender o olhar de docentes de diferentes formações que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo entrevistados cinco professores que atuam em escolas públicas de um município no interior da Bahia. Partiu-se da ideia de que a avaliação da aprendizagem é desafiadora em qualquer contexto ou nível de ensino. Os resultados demonstraram que os docentes possuíam conhecimento da importância de avaliar os estudantes de forma processual, acompanhando seus alunos contínua e constantemente, embora tenham mencionado a necessidade de articular essa perspectiva com o Sistema de Avaliação da Educação Básica. Eles revelaram a busca da conciliação entre os pressupostos teóricos educacionais e as avaliações externas.</p> <p><em>Palavras-chave</em>: Anos iniciais do ensino fundamental. Avaliação educacional. Sistema de avaliação da educação básica. Educação matemática.</p> Layla Raquel Barbosa Lino, Rossano André Dal-Farra Copyright (c) 2024 Layla Raquel Barbosa Lino, Rossano André Dal-Farra http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1749 Sun, 02 Jun 2024 00:00:00 -0300 As políticas educacionais na rede estadual de ensino da Paraíba: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1753 <p>Apresentam-se resultados de pesquisa sobre as políticas educacionais na rede estadual de ensino da Paraíba, com foco em avaliação externa, prestação de contas e responsabilização. Orienta-se por uma perspectiva histórica e utilizam-se como técnicas de coleta de dados levantamento bibliográfico e análise documental. Analisa-se a estruturação das políticas de <em>accountability</em> na educação estadual paraibana, entre 2011 e 2018, considerando as políticas de avaliação externa, o pagamento por desempenho, o sistema de monitoramento das escolas e o trabalho docente. Reflete-se sobre o caráter indutor e privatizante dessas políticas na gestão das escolas e na prática docente; e o fortalecimento da lógica empresarial, em sentido<em> lato </em>e <em>stricto sensu</em>, com a promoção de uma gestão baseada em resultados.</p> <p><em>Palavras-chave</em>: Avaliação externa. <em>Accountability</em> educacional. Educação estadual paraibana.</p> Jonas da Silva Rodrigues; Andréia Ferreira da Silva Copyright (c) 2024 Jonas da Silva Rodrigues; Andréia Ferreira da Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1753 Sun, 02 Jun 2024 00:00:00 -0300 Alinhamento e controle: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1796 <p>O artigo analisa o documento da OCDE “Reforma da Avaliação Nacional: principais considerações para o Brasil”, de 2021. Partindo da análise de conteúdo, emergiram três categorias: a) alinhamento e monitoramento como condição para a melhoria da qualidade da educação; b) Saeb e as avaliações externas estaduais: alinhamento de escalas e complementaridade entre os instrumentos; c) Saeb: aprofundamento do controle e monitoramento dos sistemas de ensino. Evidenciou-se a defesa do alinhamento entre Saeb, BNCC e avaliações estaduais e a busca por padronização, monitoramento e controle do trabalho pedagógico. A concepção de qualidade das recomendações da OCDE ao Brasil se volta à racionalidade técnica e economicista e às demandas do sistema produtivo.</p> <p><em>Palavras-chave</em>: OCDE. Saeb. Avaliação externa em larga escala. Alinhamento. Qualidade da educação.</p> Jean Douglas Zeferino Rodrigues, Luana Ferrarotto Copyright (c) 2024 Jean Douglas Zeferino Rodrigues, Luana Ferrarotto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1796 Sun, 02 Jun 2024 00:00:00 -0300 Avaliação em larga escala e qualidade da educação https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1750 <p>O presente estudo tem como objetivo identificar ações planejadas por três municípios do Oeste catarinense com alto Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais do Ensino Fundamental, perquirindo possíveis implicações na melhoria dos resultados das avaliações em larga escala e na qualidade da educação. Como procedimentos técnicos e metodológicos, fez-se uso da pesquisa bibliográfica e documental, bem como da análise dos planos de educação dos três municípios pesquisados. Como resultados, identificou-se que as ações planejadas demonstram preocupação com o alcance e melhoria das notas do Ideb e com o desempenho dos estudantes bem como supervalorização dos indicadores, o que pode comprometer a garantia de uma educação de qualidade.</p> <p><em>Palavras-chave:</em> Avaliação em larga escala. Indicadores educacionais. Qualidade da educação. Planos de educação<strong>.</strong> Municípios catarinenses.</p> Ricardo Hack, Camila Regina Rostirola Copyright (c) 2024 Ricardo Hack, Camila Regina Rostirola http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1750 Wed, 05 Jun 2024 00:00:00 -0300 New tests, same old problems: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1811 <p>.</p> Wayne Au Copyright (c) 2024 Wayne Au http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1811 Wed, 05 Jun 2024 00:00:00 -0300 Avaliação das competências socioemocionais: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1742 <p>O artigo apresenta o mapeamento da avaliação em larga escala de competências socioemocionais desenvolvida pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) nas redes estaduais de ensino na região Sudeste do Brasil com o objetivo de analisar essa proposta avaliativa, especificamente no estado de São Paulo. Por meio de pesquisa qualitativa em documentos institucionais e materiais de comunicação das secretarias de educação e do IAS (totalizando 40), desvela-se a presença do instituto na região Sudeste e, em São Paulo, efetivamente a partir da aplicação da avaliação socioemocional em larga escala. Dessa forma, evidencia-se a incidência do IAS na política educacional para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio disseminando as ideias do setor empresarial/privado na educação pública.</p> <p><em>Palavras-chave</em>: Avaliação das competências socioemocionais. Política educacional. Privatização<em>.</em></p> Regiane Helena Bertagna, Julia Costa Faria, Gabrielly Luiza Isabela Murari Copyright (c) 2024 Regiane Helena Bertagna, Julia Costa Faria, Gabrielly Luiza Isabela Murari http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1742 Tue, 11 Jun 2024 00:00:00 -0300 Grau de dificuldade de itens em um teste para 9º ano do ensino fundamental https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1738 <p>O Sistema de Avaliação da Educação de Canindé (SAEC) é uma avaliação que possibilita aos professores e gestores escolares o acesso mais rápido e detalhado de cada turma avaliada. Assim, o objetivo deste estudo é analisar uma característica psicométrica do instrumento SAEC, especialmente no que diz respeito ao grau de dificuldade dos itens abordados no teste de matemática nas turmas de 9.º ano do ensino fundamental, por meio da Teoria Clássica dos Testes (TCT). Este estudo é de natureza quantitativa, com objetivos de pesquisa descritiva e exploratória. Os resultados apontam que dos dez itens avaliados no SAEC, cinco apresentam índice de dificuldade difícil, três; dificuldade moderada; e dois, fáceis, conforme análises estatísticas. A hipótese era de que, para as turmas do 9.º ano no componente de matemática, o SAEC era considerado fácil, e após a análise, verificou-se que esta hipótese não é válida em sua totalidade.</p> <p><em>Palavras-chave:</em> SAEC. Teoria Clássica dos Testes. Psicometria Clássica. Grau de dificuldade de itens.</p> Carlos Henrique Delmiro, Daniel Brandão Menezes, Hermínio Borges Neto Copyright (c) 2024 Carlos Henrique Delmiro, Daniel Brandão Menezes, Hermínio Borges Neto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1738 Tue, 11 Jun 2024 00:00:00 -0300 Transformar las prácticas evaluativas en el aula: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1812 <p>.</p> David Herrera Araya Copyright (c) 2024 David Herrera Araya http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1812 Tue, 11 Jun 2024 00:00:00 -0300 Análise da resolução de problemas nos itens de Ciências da Natureza do Enem e suas implicações para a Educação em Ciências https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1751 <p>Este artigo analisa como a habilidade de resolução de problemas tem sido abordada no Exame Nacional do Ensino Médio na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Destaca suas principais características e os tipos de itens encontrados nas provas dos anos de 2018 a 2023. Tem-se como referencial teórico a convergência das considerações de George Pólya e de David Jonassen sobre a aprendizagem baseada em problemas. A identificação e análise das questões fez emergir três categorias de itens discutidas e exemplificas. Conclui-se que a resolução de problemas em Ciências é uma habilidade fundamental. Sua abordagem e avaliação devem ser cuidadosamente planejadas para contribuir com uma avaliação mais autêntica, formativa e alinhada aos objetivos educacionais.</p> <p><em>Palavras-chave</em>: Resolução de Problemas. Itens de resposta orientada. Ensino de Ciências. Enem.</p> Alexandre da Silva Ferry Copyright (c) 2024 Alexandre da Silva Ferry http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1751 Sat, 15 Jun 2024 00:00:00 -0300 Monitoramento e avaliação da política de educação infantil: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1746 <p>O artigo apresenta o resultado de pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi sistematizar dimensões e critérios para apoiar o monitoramento e a avaliação da qualidade da oferta de educação infantil no âmbito de um sistema municipal de ensino. A metodologia do estudo contemplou análise da legislação, normas e documentos exarados pelo governo federal e revisão de literatura nacional e estrangeira que aborda elementos teórico-metodológicos capazes de embasar a noção de qualidade a ser assumida em tal avaliação. Com base na pesquisa bibliográfica, é proposta uma Matriz de Referência com dimensões e critérios referentes à organização e à gestão da oferta de atendimento à etapa.</p> <p><em>Palavras-chave</em>: Educação Infantil. Avaliação Educacional. Monitoramento de Políticas Públicas. Qualidade da Educação Infantil.</p> Maria Luiza Rodrigues Flores, Sandra Zákia Sousa Copyright (c) 2024 Maria Luiza Rodrigues Flores, Sandra Zákia Sousa http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1746 Sat, 15 Jun 2024 00:00:00 -0300 Principios de procedimiento subyacentes a la conceptualización de la evaluación transformativa/formativa venezolana https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1853 <p>.</p> Eva Pasek de Pinto Copyright (c) 2024 Eva Pasek de Pinto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1853 Tue, 25 Jun 2024 00:00:00 -0300 A inserção curricular da extensão: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1766 <p>Objetiva-se relatar a experiência da metodologia ativa <em>Eight</em> como estratégia didático-pedagógica para a inserção curricular da extensão no curso de Saúde Coletiva de uma universidade pública do centro-oeste do Brasil. Adotou-se o método do relato de experiência, descritivo com abordagem qualitativa. A citada metodologia foi adaptada para o contexto de três disciplinas distintas. Percebeu-se que as disciplinas se tornaram mais dinâmicas; e houve protagonismo do estudante, entregas significativas para as instituições parceiras e produção de artigo científico pelos e graduação. Concluiu-se que a metodologia <em>Eight</em> exige muito do docente, tanto no planejamento quanto no monitoramento das atividades, mas mostrou que tem potencial de facilitar a inserção curricular da extensão.</p> <p><em>Palavras-chave</em>: Extensão universitária. Currículo. Metodologias ativas. Saúde Coletiva.</p> Thaís Branquinho Oliveira Fragelli, Isabella Araújo Alves de Lima Copyright (c) 2024 Thaís Branquinho Oliveira Fragelli, Isabella Araújo Alves de Lima http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1766 Tue, 11 Jun 2024 00:00:00 -0300 O intolerável sobre os corpos nos espaços de desenvolvimento infantil https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1730 Daniele Abreu Migon; Rosa Malena de Araújo Carvalho Copyright (c) 2024 Daniele Abreu Migon; Rosa Malena de Araújo Carvalho http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1730 Thu, 11 Apr 2024 00:00:00 -0300 Formação profissional de mulheres da área da Construção Civil do estado de Mato Grosso https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1677 <p>Este artigo é parte integrante de uma pesquisa ação que abordou o saber apreender no projeto Derrubando barreiras: mulheres na construção civil e o sistema Light Steel Frame LSF, que uniu professores e estudantes da instituição, em parceria com a iniciativa privada e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso - FAPEMAT. As participantes foram mulheres discentes dos cursos do ensino Médio Integrado e Subsequente em Edificações e Agrimensura, assim como dos cursos Superiores em Tecnologia de Construção de Edifícios e Controle de Obras. Obtivemos os seguintes resultados: fomento da emancipação da mulher, transformação social, edificação de laboratório em <em>LSF</em>, promoção de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e verticalização do ensino na práxis da Educação Profissional e Tecnológica EPT.</p> <p><em>Palavras-chave:</em> Práticas Educativas. Formação profissional e tecnológica. Construção civil. Mulher e trabalho.</p> Ângela Fátima da Rocha, Sueli Correa Lemes Valezi, Ernany Paranaguá da Silva Copyright (c) 2024 Ângela Fátima da Rocha, Sueli Correa Lemes Valezi, Ernany Paranaguá da Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1677 Fri, 29 Mar 2024 00:00:00 -0300 A formação inicial e continuada de professores de ciências e de biologia e a BNCC https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1699 <p>Objetivou-se analisar, nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia e do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, em suas edições ocorridas entre 2018 e 2021, as publicações que tratam da formação de professores de ciências e de biologia no contexto de implementação da Base Nacional Comum Curricular. Encontraram-se 20 trabalhos. A maioria deles, publicada no ano de 2021, trata da formação inicial e foi desenvolvida na região Sudeste. Os trabalhos investigaram, predominantemente, o ensino de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental. Sobre os aspectos metodológicos, destacaram-se as pesquisas documentais, de abordagem qualitativa; e, quanto aos objetivos, buscou-se, predominantemente, fazer uma análise crítica e problematizadora da Base Nacional Comum Curricular.</p> <p><em>Palavras-chave</em>: Professores de biologia. Professores de ciências. Formação docente.</p> Maria Adriana Santos Carvalho, Aline Andréia Nicolli Copyright (c) 2024 Maria Adriana Santos Carvalho, Aline Andréia Nicolli http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1699 Fri, 29 Mar 2024 00:00:00 -0300 Olhar a arte por uma tela https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1374 <p>O artigo deriva de uma investigação conduzida junto com o Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq), da Universidade do Vale do Taquari e tem como objetivo compreender as práticas educativas e artísticas realizadas pelo Serviço Social do Comércio da cidade de Lajeado, RS, durante a pandemia de Covid-19. Tomando-se a noção de arquivo de Michel Foucault como procedimento, buscou-se arquivar as atividades realizadas pelo Serviço Social do Comércio ao longo de 17 meses e realizar entrevistas e conversas com uma agente cultural da instituição, a fim de compreender os modos de atuação e reinvenção da instituição em meio à pandemia. Os resultados dão visibilidade para o que foi produzido e apontam que novos arranjos podem ser reinventados.</p> Bruna Zanini Fiorin, Angelica Vier Munhoz Copyright (c) 2024 Bruna Zanini Fiorin, Angelica Vier Munhoz http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1374 Tue, 02 Apr 2024 00:00:00 -0300 Indicadores de qualidade da educação superior no contexto da Universidade de Brasília https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1631 <p>Este artigo faz um breve panorama acerca de indicadores de qualidade da educação superior. O objetivo principal consistiu-se em avaliar indicadores de qualidade obtidos pela Universidade de Brasília (UnB) e compreender a relação entre eles. Para tal, utilizou-se uma metodologia com abordagem mista que abrange tanto a análise qualitativa quanto a quantitativa. Além disso, realizou-se uma revisão bibliográfica, uma pesquisa documental e uma busca de dados e informações disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais <em>Anísio Teixeira</em> (Inep). Os resultados apontaram que a UnB obteve excelência em qualidade na construção, na utilização e na calibração dos Indicadores de qualidade da educação superior.</p> <p><em>Palavras-chave</em>: Avaliação da Educação<strong>. </strong>Educação Superior. Enade. Indicadores de Qualidade. Sinaes.</p> Atair Silva de Sousa, Wanderley dos Santos Roberto Copyright (c) 2024 Atair Silva de Sousa, Wanderley dos Santos Roberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1631 Wed, 03 Apr 2024 00:00:00 -0300 História imediata e participante da formação de professores na cidade de São Paulo (2001-2004) https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1577 <p>Este artigo apresenta a história imediata de uma experiência formativa de professores vivenciada, entre os anos de 2001 e 2004, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), em um momento em que a formação docente tinha como pressuposto para sua construção o princípio da autonomia defendido por Paulo Freire. O relato estabelece um diálogo entre o pensamento de Adorno e Freire no que diz respeito às categorias de autonomia e emancipação, cortejado por premissas marxianas em torno do papel do indivíduo na história. Também se tem como finalidade a compreensão da importância e dos limites presentes na experiência de formação em serviço dos professores desta conceituada rede municipal de ensino brasileira, operada nos primórdios do século XXI. </p> <p><em>Palavras-chave</em>: Autonomia. Emancipação. Formação de professores. História imediata da Educação. SME-SP.</p> Lucilene Schunck Costa Pisaneschi , Carlos Bauer Copyright (c) 2024 Lucilene Schunck Costa Pisaneschi , Carlos Bauer http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1577 Wed, 08 May 2024 00:00:00 -0300 Narrativas como possibilidades de desvelamento do impacto da modernidade/colonialidade sobre a docência a partir de uma experiência autoformativa https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1632 <p>Este texto tem por objetivo identificar a importância das narrativas para o desvelamento do impacto da modernidade e da colonialidade sobre a docência a partir de uma experiência autoformativa. Por meio de narrativas de membros de um grupo de autoformação docente, foram discutidos os conceitos de modernidade, colonialidade, autoformação e narrativas docentes teoricamente descritos. A análise deu-se pelo paradigma indiciário a partir da metáfora “A águia e a galinha”, em que os narradores apontaram demandas de sua profissão possivelmente relacionadas à materialização do binômio modernidade/colonialidade. A pesquisa relaciona as narrativas como instrumentos de subversão desse binômio e que permitem a reconstrução de histórias de vida com base em indícios de seu impacto sobre a docência.</p> <p><em>Palavras-chave</em>: Narrativas. Modernidade/colonialidade. Experiência autoformativa.</p> Nilton Bruno Tomelin, Rita Buzzi Rausch Copyright (c) 2024 Nilton Bruno Tomelin, Rita Buzzi Rausch http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1632 Thu, 23 May 2024 00:00:00 -0300 A dança na interdisciplinaridade com a literatura e as artes visuais https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1509 <p>O objetivo, neste artigo, foi discutir possibilidades de relação entre dança, literatura e artes visuais, no intuito de apresentar outras viabilidades de práticas de dança na escola para além de repetições de técnicas corporais e coreografias. Foi um estudo de caráter qualitativo, cuja metodologia foi a Pesquisa Educacional Baseada em Artes (PEBA), com aporte teórico em Petit (2009, 2019), Marques (2012) e Vianna (2005). Como resultado, sinaliza-se que práticas interdisciplinares despertam outros olhares e entendimentos para as áreas envolvidas, e que a dança, sendo uma área de conhecimento, pode ser propulsora de experiências sensíveis na escola com mediações culturais adequadas.</p> <p><em>Palavras-chave:</em> Dança. Literatura. Artes Visuais. Grafia do movimento.</p> Isleide Steil Copyright (c) 2024 Isleide Steil http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1509 Thu, 23 May 2024 00:00:00 -0300 Direito à educação em escola pública: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1611 <p>Recorrendo à reinvenção das categorias “acesso”, “permanência” e “qualidade” da educação durante a crise político-sanitária de 2020 e 2021 no Brasil, apresentam-se achados de um estudo de caso que analisou ações pedagógicas adotadas por uma escola pública em situação de vulnerabilidade para buscar assegurar o direito à educação dos estudantes, observando como tecnologias digitais foram consideradas. A metodologia envolveu aplicação de questionário, realização de entrevistas e anotações em Diário de Campo pela pesquisadora, docente da escola há mais de 20 anos. Ao fim dessa trajetória, a pesquisa aponta que o Direito à Educação exige condições socioeconômicas e, cada vez mais, tecnológicas para sua garantia.</p> <p><em>Palavras-chave: </em>Direito à Educação. Ensino Remoto Emergencial. Integração de Tecnologias. TDIC.</p> Janaina da Cunha Silva, Jaciara de Sá Carvalho Copyright (c) 2024 Janaina da Cunha Silva, Jaciara de Sá Carvalho http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1611 Wed, 19 Jun 2024 00:00:00 -0300 Os percursos sociais e escolares de estudantes de cursos técnicos da educação profissional e tecnológica https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1679 <p>O objetivo do presente artigo foi investigar elementos do percurso social e escolar dos estudantes dos cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio do IF Sudeste MG, <em>Campus</em> Muriaé e identificar sua origem social, mediante uma análise sociológica. O debate teórico fundamentou-se, principalmente, nos estudos de Bourdieu e de autores do campo da Sociologia da Educação. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa e se utilizou da entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Identificou-se que, em sua maioria, os estudantes são originários de camadas populares. Destacou-se o alerta para que os Institutos Federais não se tornem espaços de eliminação branda de alunos do sistema educacional nem ambientes de reprodução das desigualdades sociais e escolares.</p> <p><em>Palavras-chave</em>: Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal. Percurso social e escolar. Sociologia da Educação.</p> Itamar de Oliveira Corrêa Filho, Jairo Antonio da Paixão Copyright (c) 2024 Itamar de Oliveira Corrêa Filho, Jairo Antonio da Paixão http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1679 Wed, 19 Jun 2024 00:00:00 -0300 Por uma dada história da extensão universitária brasileira https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1628 <p>Este artigo mobiliza a história da extensão universitária no Brasil a partir da organização dos estudantes brasileiros. Rastreia a atuação desses sujeitos antes, durante e após o golpe militar de 1964, até a fundamentação do marco regulatório da extensão universitária brasileira. Analisa-se, sob a perspectiva da história cultural da educação brasileira, acervos institucionais da USF e documentos relativos às políticas públicas na Educação, construindo uma narrativa histórica. Constata-se que a extensão universitária extrapola os limites legais e físicos das Instituições de Ensino Superior, posto que estimula o aprimoramento do ensino-aprendizagem em tais espaços, o que melhora a formação profissional, a dialogicidade na construção de conhecimento e a inserção social nessas instituições.</p> <p><em>Palavras-chave:</em> História do Ensino Superior. Extensão universitária. Curricularização da Extensão. Movimentos Estudantis.</p> Thiago Alexandre Hayakawa, Luzia Bueno, Maria de Fátima Guimarães Copyright (c) 2024 Thiago Alexandre Hayakawa, Luzia Bueno, Maria de Fátima Guimarães http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1628 Thu, 27 Jun 2024 00:00:00 -0300 Metodologias ativas na formação continuada para docentes de licenciaturas na modalidade EaD https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1344 <p>Este artigo tem por objetivo identificar, na literatura, formações continuadas – que abordem metodologias ativas – para docentes das licenciaturas na modalidade de Educação a Distância. Cuida-se de uma pesquisa exploratório-descritiva com levantamento bibliográfico e análise qualitativa dos resultados, tendo por referência autores como Abrucio, Masetto, Moriconi e Valente. Devido às dificuldades encontradas, revisaram-se estudos similares à temática. Verificou-se que as formações costumam ocorrer pontualmente, sem uma sistematização dos dados que permita atestar práticas replicáveis e pontos de melhoria. Assim, para futuras pesquisas, espera-se das instituições e dos profissionais da Educação a Distância uma reflexão de como pretendem garantir qualidade ao processo de ensino-aprendizagem.</p> <p><em>Palavras-chave</em>: Ensino Superior. Educação a Distância. Formação continuada. Metodologias ativas<em>.</em></p> Rafaela Ramalhete Ferraz, Maria Carolina Cascino da Cunha Carneiro, Rosanna Claudia Bendinelli Copyright (c) 2024 Rafaela Ramalhete Ferraz, Maria Carolina Cascino da Cunha Carneiro, Rosanna Claudia Bendinelli http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1344 Thu, 27 Jun 2024 00:00:00 -0300 Práticas higiênicas na concepção do projeto formador da Escola Superior de Agricultura e Veterinária de Viçosa (1922-1931) https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1504 <p>Objetiva-se analisar a presença de práticas higiênicas na concepção inicial do projeto formador esaviano, a partir do contato com os operários de construção (1922-1931). Analisou-se documentos institucionais no Arquivo Central e Histórico da UFV e no acervo digital da Universidade da Flórida, EUA. Tomou-se como referencial metodológico da História Cultural Certeau (2015) e Chartier (1988). Percebe-se que o engenheiro Belo Lisboa assumiu uma postura sanitarista nas obras de construção da Esav. Ele criou uma Caixa Beneficente com serviços de saúde, com o combate das verminoses, educação e instrução moral e higiênica. Concluiu-se que o projeto formador esaviano foi concebido no contato com os operários de construção e deu espaço à higiene para a limpeza dos rurais vinculados à Escola.</p> <p><em>Palavras-chave:</em> Esav. Higienismo. Práticas higiênicas. Sanitarização do campo.</p> <p> </p> Pedro de Oliveira Milagres, Anderson da Cunha Baia Copyright (c) 2024 Pedro de Oliveira Milagres, Anderson da Cunha Baia http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1504 Sun, 30 Jun 2024 00:00:00 -0300 A constituição da identidade da rede de Educação Infantil do município de Panambi/RS em diálogo com a Educação da Infância de Reggio Emilia https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1496 <p>Este estudo qualitativo busca contribuições da abordagem italiana de Reggio Emilia na construção de uma identidade própria da Rede Municipal de Educação Infantil do Município de Panambi, no Noroeste do RS. A coleta dos dados foi feita por meio da aplicação de questionário a profissionais de seis escolas de Educação Infantil. Os resultados apontam que se considera essa fase um momento de forte aprendizagem ou de grandes experiências. Todos os professores participantes se sentem satisfeitos com a formação docente da escola ou da Secretaria de Educação, frisando que ela se deu por palestras, leituras e espaços interativos. Infere-se que a Educação Infantil de Panambi está em transformação, constitui sua identidade em movimento.</p> <p><em>Palavras-chave</em>: Infância. Rede Municipal. Reggio Emilia.</p> Adriane Graeff, Arnaldo Nogaro Copyright (c) 2024 Adriane Graeff, Arnaldo Nogaro http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1496 Sun, 30 Jun 2024 00:00:00 -0300 Família, pátria e desenvolvimento: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1630 <p>Objetiva-se analisar dois livros didáticos da disciplina Educação Moral e Cívica (EMC) publicados por Rachel de Queiroz e Nilda Bethlem na década de 1970. Trata-se de uma pesquisa documental. Examina-se os conteúdos e a organização das obras, as propostas de atividades e as formas como as temáticas se articulam com o que se encontra previsto nos documentos oficiais criados para a referida disciplina. O estudo se baseia em Chervel (1990), Julia (1991), Viñao (2008), Le Goff (2003) e Foucault (1978; 2021). Constata-se que os conteúdos dos livros didáticos se voltam para a formação do cidadão desejado pela Ditadura Civil-Militar, pois as autoras apresentam um país de dimensões continentais e em desenvolvimento, para o qual era preciso fortalecer condutas patrióticas e virtuosas, obedecer às normas e dedicar-se ao trabalho.</p> <p><em>Palavras-chave:</em> Educação Moral e Cívica. Ditadura Civil-Militar. Civismo. Desenvolvimento.</p> Francisco das Chagas Silva Souza, Francisco Vieira da Silva, Francisca Geise Varela Costa Copyright (c) 2024 Francisco das Chagas Silva Souza, Francisco Vieira da Silva, Francisca Geise Varela Costa http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1630 Sun, 30 Jun 2024 00:00:00 -0300 Pedagogia da não-violência de gênero na escola: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1795 <p>Neste artigo, objetiva-se discutir se e de que forma as perspectivas pós-críticas do currículo contribuem no enfrentamento às violências de gênero na escola. Compreende-se a violência de gênero como um tipo de violência assegurada numa trama de poder, que atinge múltiplas identidades em diferentes espaços. No percurso metodológico, realizou-se revisão de literatura, com análise qualitativa de livros, artigos e outras fontes que tratam das categorias em questão. A partir das leituras feitas, constata-se que as discussões atuais do currículo são primordiais para uma possível desconstrução de conceitos equivocados acerca da sexualidade, do gênero e de suas intersecções, que condicionam diferentes formas de violência dentro e fora do espaço escolar.</p> <p><em>Palavras-chave</em>: Violência de gênero. Escola. Currículo. Perspectiva pós-crítica.</p> Adriana da Silva Dias, Sirlene Mota Pinheiro da Silva Copyright (c) 2024 Adriana da Silva Dias, Sirlene Mota Pinheiro da Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1795 Mon, 01 Jul 2024 00:00:00 -0300 As redes de sociabilidade e a escrita feminina no Brasil do século XIX e XX: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1681 <p>Este texto estuda pesquisas, publicadas entre 2010 e 2022, interessadas na constituição, papel e importância das redes de sociabilidade para a publicação de escritos femininos nos séculos XIX e XX. Fez-se um mapeamento e análise a respeito da metodologia empregada, das principais referências, dos resultados e de suas conclusões. Percebeu-se que as redes de sociabilidade eram constituídas por homens e/ou mulheres ligados à escrita. As famílias tinham importante papel na formação e atuação das mulheres no mundo da escrita. A função de escritora estava, muitas vezes, atrelada à docência. Pode-se afirmar que as redes de sociabilidade foram fundamentais para a publicação e divulgação das produções femininas.</p> <p><em>Palavras-chave</em>: Redes de sociabilidade. Escrita feminina. Imprensa. Séculos XIX e XX.</p> Welingthon dos Santos Silva, Kelly Lislie Julio Copyright (c) 2024 Welingthon dos Santos Silva, Kelly Lislie Julio http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1681 Mon, 01 Jul 2024 00:00:00 -0300 Juventudes, diversidade e educação profissional e tecnológica: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1666 <p>Na Educação Profissional e Tecnológica, é importante considerar os desafios enfrentados pelas juventudes, manifestados de forma diversa. Nessa direção, analisam-se, no contexto desse segmento de ensino, as categorias “juventudes” e “diversidade” compreendidas no processo de atuação dos profissionais da educação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, orientada pela abordagem qualitativa e produzida por meio de pesquisa bibliográfica narrativa. Apresentam-se percurso metodológico, concepções da categoria “juventudes”, ponderações que aproximam as categorias já citadas e considerações finais. Conclui-se que a promoção da diversidade e a inclusão das juventudes no segmento citado contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e atenta para os desafios do futuro.</p> <p><em>Palavras-chave</em>: Juventudes. Diversidade. Educação Profissional e Tecnológica.</p> Jorge Luiz dos Santos de Souza, Ana Sara Castaman, Josimar de Aparecido Vieira Copyright (c) 2024 Jorge Luiz dos Santos de Souza, Ana Sara Castaman, Josimar de Aparecido Vieira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1666 Mon, 01 Jul 2024 00:00:00 -0300