(Prorrogação)*** Chamada de Artigos para Seção Temática: : Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica (Até 30/05)

24-12-2022

PRORROGAÇÃO:  Prorrogamos o prazo para protocolo da chamada de artigos para Seção Temática: Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica para o dia 30/05/23. – Periódico Horizontes-A2 (https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/home )

 

Seção Temática: Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica

 

Responsáveis

Sônia Aparecida Siquelli (Universidade São Francisco-USF/Br)

Fabiana Rodrigues de Sousa (Universidade São Francisco-USF/Br)

Antonio Joaquim Severino (Universidade Nove de Julho- UNINOVE/Br)

Paulo Peixoto (Universidade de Coimbra- UC/PT)

 

Os/as editores/as propõem para esta seção temática discutir tanto a ética em pesquisa de educação quanto a integridade acadêmica no Ensino Superior a partir de enfoques teóricos e metodológicos, os mais diferentes possíveis, no campo da Pesquisa em Educação e do Ensino Superior. A seção temática objetiva pensar e repensar a formação ética do/a pesquisador/a em práticas de pesquisa que envolvam seres humanos, bem como práticas acadêmicas de estudantes do Ensino Superior, nos trabalhos, na investigação e na pesquisa.

Serão avaliados textos originais, resultados de pesquisas e inscritos nesta seção, de acordo com as normas do Periódico Horizontes, nos seguintes eixos temáticos:

- Formação ética do/a pesquisador/a em educação.

- Formação ética no ensino superior e boas/más condutas acadêmicas.

- Ética e integridade acadêmica.

- Revisão ética de projetos de pesquisa nos comitês de ética em pesquisa de educação.

- Agências de fomento em pesquisa e as boas práticas científicas

- Fraude acadêmica no ensino superior.

- Cultura da Integridade no ensino superior.

- Plágio e autoplágio na pesquisa e nos trabalhos acadêmicos.

- Integridade acadêmica e reprodutibilidade.

- Autoria e publicações predatórias.

- Desafios e perspectivas dos Comitês de Ética em Pesquisa.

- Aspectos Normativos da Ética em Pesquisa quanto às Resoluções CNS nº 510/2016, nº 674/2022, entre outras.

 

Normas

Serão aceitos para avaliação, na seção temática em questão, apenas textos inéditos e em formato de artigo.

Ao submeter o trabalho, é necessário escolher a opção Seção Temática: Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica.

Assim como previsto nas normas da revista, são aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.

Os autores que submeterem seus textos e tenham a titulação de doutorado, poderão ser solicitados a assumir o papel de avaliadores de artigos no periódico.

 

Outras informações

- Anúncios: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/announcement

- As normas aos autores seguem as já descritas no site da Horizontes e podem ser consultadas na seção Submissões: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/about/submissions

- No caso de dúvidas, escreva para o e-mail: periodico.horizontes@usf.edu.br

 

Prazos:

- Submissões aceitas até 30/04/2023  - Nova data 30/05/23

- Previsão de publicação: 2º semestre de 2023

 

Sobre as editoras e editores convidados:

Sônia Aparecida Siquelli é Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar e pós- doutora em Educação, Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas- Unicamp. É professora do Programa de pós-graduação stricto sensu em Educação da Universidade São Francisco-USF. Membro da Comissão de Ética da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação-ANPED. Coordena o Projeto de pesquisa “A dimensão formativa da integridade em pesquisa de educação”. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ética, Política e História da Educação Brasileira-GEPHEB/CNPQ. Principais temas de interesse: Fundamentos da Educação, sob o enfoque da Ética em Educação e em Pesquisa; da História da Educação Brasileira e da História das Instituições Escolares e da Política Educacional.

 

Fabiana Rodrigues de Sousa é Doutora e pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. É professora do Programa de pós-graduação stricto sensu em Educação e membro do Comitê de Ética-CEP da Universidade São Francisco-USF. Pesquisadora do Grupo Práticas Sociais e Processos Educativos - UFSCar e do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Teorias Críticas Latino-americanas - USF, Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e integrante do Comitê Científico e do GT6 - Educação Popular/ANPEd. Principais temas de interesse: Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos, Processos Educativos, Prostituição, Sexualidades Dissidentes, Educação sexual transgressora, Feminismos, Direitos Humanos, Gestão Escolar Democrática, Rodas de Conversa/Círculos de cultura freirianos e Alfabetização.

 

Antonio Joaquim Severino é Professor titular e Livre Docente, aposentado, de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP, atualmente como docente colaborador. Licenciou-se em Filosofia na Universidade Católica de Louvain, Bélgica. Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulos-PUC/SP. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Nove de Julho-UNINOVE. Lidera o Grupo de Pesquisa e Estudo em Filosofia da Educação - GRUPEFE. Autor de vários das obras: Metodologia do trabalho científico (Cortez, 1975; 21. ed. 2000); Educação, ideologia e contra ideologia. (EPU, 1986); Métodos de estudo para o 2o. Grau (Cortez, 1987; 5. ed. 1996); A filosofia no Brasil (ANPOF, 1990); Filosofia (Cortez, 1992; 5. ed. 1999); Filosofia da Educação (FTD, 1995; 2. ed. 1998); A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação (Vozes, 1999), Educação, sujeito e história (Olho d´Água, 2002), Filosofia na formação profissional (Cartago, 2017). Principais temas de interesse: Filosofia e Filosofia da educação, com destaque para as questões relacionadas com a epistemologia da educação e para as temáticas concernentes à educação brasileira e ao pensamento filosófico e sua expressão nas culturas brasileira e latino-americana.

 

Paulo Peixoto é Doutor em Sociologia pela Universidade de Coimbra-UC. Professor Associado com Agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e pesquisador do Centro de Estudos Sociais (CES), integrando o núcleo "Cidades, Cultura e Arquitetura (CCArq)". Faz parte de: Instituto Internacional para a Pesquisa e a Ação sobre Fraude Académica e Plágio (Membro da Direção); Grupo de Pesquisa "Arte, Cultura e Poder" (CNPq/UERJ), universidade onde foi Professor visitante em 2014; Grupo de Pesquisa "Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural" (CNPq/UNICAMP). É colaborador do grupo de pesquisa "Laboratório de Estudos Urbanos e Culturais" (CNPq/UFS) e do grupo de pesquisa "Cidade, Cultura e Diferença" (CNPq/Univille). Integra e coordena o Observatório das Políticas de Educação e Formação (CES/ULHT). Desempenha a função de Provedor do Estudante da Universidade de Coimbra. É presidente da Direção da Associação Portuguesa de Sociologia. Executa atualmente projetos de investigação sobre patrimônio e turismo e sobre ensino superior. Desenvolve atividades de extensão, coordenando a avaliação de projetos de intervenção social e de políticas públicas. Tem desempenhado diversas funções de gestão no Centro de Estudos Sociais, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e no SNESup. Principais temas de interesse: domínios das cidades e culturas urbanas, patrimônio, turismo, mobilidade, ensino superior e políticas de educação e ciência.