Iniciação à docência no contexto da educação bilíngue para alunos surdos

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1029

Resumo

Apresenta-se o relato da experiência de um grupo de estudo em um subprojeto do curso de Pedagogia pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Sua atuação ocorreu em classes bilíngues para alunos surdos de uma escola municipal. Tal experiência elucidou aos graduandos questões implícitas à docência no ensino dessas crianças. O grupo fazia reuniões semanais na universidade, além de observações e intervenções nas classes. Com as intervenções, os licenciandos perceberam a necessidade da Libras para interlocução do professor com os alunos surdos, e a importância dos saberes desses discentes no planejamento de cada atividade. Além disso, eles encontraram estratégias e recursos que potencializaram a visualidade necessária para um melhor ensino aos alunos surdos.

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Biografia do Autor

Erica Aparecida Garrutti-Lourenço, Universidade Federal de São Paulo

Profa Dra Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação da Universidade Federal de São Paulo. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Mestre em Educação Especial pela Ufscar. Pedagoga pela Unesp.

Larissa Daniele de Jesus Coelho, Secretaria de Educação do Município de Guarulhos

Especialista pós-graduada em Educação de surdos assim como em alfabetização e letramento. Graduada em Pedagogia - Faculdades Integradas Paulista.

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Publicado

24-04-2021

Como Citar

Garrutti-Lourenço, E. A., & Coelho, L. D. de J. (2021). Iniciação à docência no contexto da educação bilíngue para alunos surdos . Horizontes, 39(1), e021014. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1029

Edição

Seção

Relato de Experiência