Os desafios da escrita do trabalho de conclusão de curso de pedagogia em uma universidade maranhense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1146

Resumo

Este artigo trata dos desafios da produção do TCC de Pedagogia entre 2013 e 2016 em uma universidade maranhense. Realizou-se uma pesquisa documental objetivando analisar os desafios do letramento acadêmico revelados nos TCC de alunos e avaliar o uso das normas da ABNT na escrita e apresentação do texto, do resumo, das citações e das referências. Analisou-se uma amostra de 56 TCC. Os resultados mostraram que estes foram estruturados nas normas da ABNT e que há algumas dificuldades na escrita do título, no uso de citações e produção do resumo. As dificuldades no uso das relações dialógicas e a sustentação da argumentação fundamentada nos enunciados teóricos foram os elementos com maior destaque. Os discentes necessitam aprender o letramento acadêmico para inserirem-se no espaço universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rhaiza Ludimila Gomes Vieira, Faculdade Vale do Aço (FAVALE)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (2015). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Educacional Superior Franciscano- IESF (2016) e em Metodologia do Ensino superior pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão- UEMASUL (2018). Atualmente é Docente do Ensino Superior da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e da Faculdade Vale do Aço (FAVALE). Atua como Psicopedagoga Institucional no Instituto Educacional Vale do Aço- UNEVALE e na Faculdade Vale do Aço- FAVALE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Aprendizagem.

Jónata Ferreira Moura, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação (Educação Matemática) pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco. Sou docente da Universidade Federal do Maranhão (CCSST/UFMA), atuando no curso de Pedagogia. Sou avaliador do SINAES.

Downloads

Publicado

01-07-2021

Como Citar

Gomes Vieira, R. L. ., & Moura, J. F. (2021). Os desafios da escrita do trabalho de conclusão de curso de pedagogia em uma universidade maranhense. Horizontes, 39(1), e021022. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1146