A grande presença dos exames em larga escala na Política Nacional de Educação Especial de 2020

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https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1375

Resumo

O presente trabalho consiste em analisar criticamente a nova proposta de Política Nacional da Educação Especial (PNEE) divulgada em 30 de setembro de 2020. A partir de pesquisa bibliográfica sobre a construção da PNEE-2020, são apontados aspectos que favoreceram o retrocesso da história da Educação Especial brasileira, como também critica-se o papel dos exames em larga escala para a escolarização de estudantes da educação especial em uma perspectiva inclusiva, no contexto da PNEE-2020. Chegamos à conclusão que é pertinente uma atualização da PNEE de 2008, mas não à custo da dignidade humana e retrocesso histórico como a PNEE de 2020 propõe.

 

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Biografia do Autor

Claudia de Oliveira Fernandes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Raquel Silva Teixeira de Miguel, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado

30-11-2022

Como Citar

Fernandes, C. de O. ., & Miguel, R. S. T. de . (2022). A grande presença dos exames em larga escala na Política Nacional de Educação Especial de 2020. Horizontes, 40(1), e022061. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1375