As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1418

Resumo

O presente trabalho traz as experiências do Curso de Especialização em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão, adaptado durante o período da pandemia de covid-19 ao formato remoto, o que trouxe diversos desafios, mas também possibilidades, especialmente para docentes e estudantes com deficiência. O relato apresenta os diversos apoios oferecidos pela instituição neste contexto e descreve as estratégias e recursos adotados e seus desdobramentos nos anos de 2020 e 2021 para os diferentes tipos de deficiência, considerando as especificidades de cada indivíduo. Foram abordadas especialmente as estratégias pedagógicas pensadas para as pessoas surdas e as com baixa visão, que foram os casos que apresentaram maior necessidade de assegurar acessibilidade nas turmas.

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Biografia do Autor

Tatiane Rezende Nunes de Souza, Universidade Federal Fluminense e Fundação Oswaldo Cruz

Doutoranda em educação pela UFF; Mestre em saúde Pública pela ENSP/Fiocruz (2016); especialista em Gestão de Pessoas pela UFF (2009) e em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde pela ENSP/Fiocruz (2014). Graduada em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2013) e em Pedagogia pela UFRJ (2004). Experiência em gestão e elaboração de projetos e materiais de educação a distância. Atualmente coordena a equipe de tecnologias educacionais da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância/ENSP/Fiocruz e integra o Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência. Também integra o grupo de pesquisa CNPq Políticas em educação: formação, cultura e inclusão.

Marcos Besserman Vianna, Fiocruz/Pesquisador

Fiocruz

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Publicado

21-12-2022

Como Citar

Souza, T. R. N. de ., & Vianna, M. B. . (2022). As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19. Horizontes, 40(1), e022073. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1418

Edição

Seção

Seção temática: Educação e Deficiência