O trabalho do professor de Educação Especial na escola pública em tempos de pandemia: o compromisso com o ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1434

Resumo

O estudo visa investigar como professoras de Educação Especial organizaram e avaliaram o trabalho pedagógico no ensino remoto emergencial, bem como compreender suas condições de trabalho em escolas públicas de um município do interior paulista. Os dados empíricos foram obtidos por meio de um questionário e relatos de experiência. Os resultados apontam que, diante de condições tecnológicas e sociais precárias e adversas, as docentes de Educação Especial sustentam o trabalho no coletivo escolar, na relação com as famílias e no vínculo com os alunos. Discute-se que os gestos de resistência político-pedagógica podem emergir por meio do compromisso com o ensino; e da função da escola em promover a relação dos estudantes com deficiência com conhecimentos atribuídos de sentido social.

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Biografia do Autor

Izabella SantAna, UFSCar

Docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba-SP. Doutora em Psicologia (2008) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É líder do Grupo de Pesquisa sobre Educação, práticas educativas e processos psicossociais (GEPEP/CNPq) e pesquisadora do Núcleo de estudos e Pesquisa em Direito à Educação - Educação Especial - NEPEDE-EEs.

Débora Dainez, Universidade Federal de São Carlos Campus Sorocaba

Docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba-SP. Doutorado em Educação na área Psicologia Educacional, FE-UNICAMP (2014). É lider do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação - Educação Especial UFSCar, campus Sorocaba e participante do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem da Faculdade de Educação da Unicamp.

Teresa Cristina Leança Soares Alves, Universidade Federal de São Carlos Campus Sorocaba

Professora assistente  do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba-SP. Mestrado em Educação pela Universidade de Sorocaba (2005) e Doutoranda em Educação pela Universidade de São Carlos, campus Sorocaba.  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Libras. É pesquisadora do Núcleo de estudos e Pesquisa em Direito à Educação - Educação Especial - NEPEDE-EEs.

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Publicado

22-11-2022

Como Citar

SantAna, I., Dainez, D., & Alves, T. C. L. S. . (2022). O trabalho do professor de Educação Especial na escola pública em tempos de pandemia: o compromisso com o ensino . Horizontes, 40(1), e022052. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1434

Edição

Seção

Seção temática: Educação e Deficiência