A educação dos alunos com deficiência no município de Sobral, CE: experiências e desafios em tempos de ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1447

Resumo

O trabalho tem por objetivo compreender como professores de escolas públicas do município de Sobral, CE vivenciaram o ensino remoto emergencial para estudantes com deficiência e os desdobramentos dessa situação. O estudo, de natureza qualitativa, ancora-se na teoria histórico-cultural de Vigotski. Através de entrevistas semiestruturadas, ouviu-se a narrativa de seis docentes ‒ três que atuam em sala comum e três, no atendimento especializado. Analisaram-se os dados com suporte na Análise Textual Discursiva. As narrativas revelaram os inúmeros desafios vividos na pandemia de Covid-19 e referem-se ao acesso às tecnologias digitais e seu uso, à responsabilização do docente do Atendimento Educacional Especializado pelo ensino daqueles que têm a deficiência e à precarização do trabalho docente.

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Biografia do Autor

Romária de Menezes do Nascimento, Secretaria Municipal da Educação de Sobral

SME

Giovana Maria Belém Falcão, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1990). Professora Assistente da Universidade Estadual do Ceará. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. Pesquisadora do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/UECE), Áreas de interesse: Formação de Professores, Identidade Docente, Educação Inclusiva.

Kátia Maria de Moura Evêncio, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em educação pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Regional do Cariri /CE (2019); Especialista em Docência e Educação de Surdos; Especialista em Neuropsicopedagogia; Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: orientação e supervisão escolar. Graduada em Pedagogia. Professora na educação superior desde 2009. Professora assistente da Universidade Estadual do Piauí.

https://orcid.org/0000-0003-3070-0086

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Publicado

21-12-2022

Como Citar

Nascimento, R. de M. do ., Falcão, G. M. B. ., & Evêncio, K. M. de M. . (2022). A educação dos alunos com deficiência no município de Sobral, CE: experiências e desafios em tempos de ensino remoto emergencial. Horizontes, 40(1), e022071. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1447

Edição

Seção

Seção temática: Educação e Deficiência