Memória e escola: olhares sensíveis para um patrimônio cultural

Autores

  • Maria Sílvia Duarte Hadler Centro de Memória-Unicamp, Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Elena Bernardes Centro de Memória-Unicamp , Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i1.463

Resumo

Este artigo desenvolve reflexões em torno de relações entre memória, patrimônio cultural, sensibilidades e educação a partir da experiência de um projeto de extensão desenvolvido pelo Centro de Memória-Unicamp junto a uma escola pública municipal de Campinas, SP, entre 2014 e 2015. Atividades em conjunto com professores, a pesquisa em documentação da escola, bem como entrevistas com participantes atuais e anteriores da comunidade escolar, finalizando com a organização de uma exposição fotográfica, constituíram etapas fundamentais da realização deste projeto. Essa exposição fotográfica reuniu imagens de cenas cotidianas que se referiam a momentos significativos da história da escola. Fios de memórias desfiadas apontaram para a existência de um patrimônio cultural, em constante formação, com a potencialidade de ressignificar os sentidos atribuídos à trajetória da escola por vários de seus participantes, com a potencialidade de construção de identidades e de fortalecimento de relações de pertencimento. Um patrimônio que abriga possibilidades outras de atuação educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Sílvia Duarte Hadler, Centro de Memória-Unicamp, Universidade Estadual de Campinas

É Doutora em Educação pela da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. É pesquisadora do Centro de Memória-Unicamp, onde desenvolveu seu projeto de pós-doutorado. Mestre em Ciência Política, bacharel e licenciada em Ciências Sociais no IFCH da Universidade Estadual de Campinas.

Maria Elena Bernardes, Centro de Memória-Unicamp , Universidade Estadual de Campinas

É pesquisadora (aposentada) do Centro de Memória-Unicamp. Doutora em História e mestre em História pelo IFCH da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

01-05-2017

Como Citar

Duarte Hadler, M. S., & Bernardes, M. E. (2017). Memória e escola: olhares sensíveis para um patrimônio cultural. Horizontes, 35(1), 59–70. https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i1.463