A construção do docente encarnado na experiência da ação corporal: perspectivas para a preparação profissional para a educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i2.473Resumo
Resumo
O presente estudo tem por objetivo discutir o papel atribuído ao corpo e ao movimento nos cursos de formação docente. Os estudos sobre a formação docente demonstram que os saberes profissionais são integrados e utilizados nas tarefas dos professores em função das contingências da área educacional. A partir desta premissa o sujeito-docente, na sua prática, é um sujeito com histórias, trajetórias e expectativas, sendo todos esses aspectos assimilados e incorporados nas suas estruturas corporais. Em especial, atribui-se ênfase ao período da educação infantil, uma vez que as representações que os professores têm sobre o seu corpo e seus movimentos seriam preponderantes para determinar sua prática pedagógica. Conceitos como mente incorporada e cognição em ação serão apresentados para discutir a construção do sujeito docente pela ação corporal, como condição necessária para o exercício de sua atividade profissional na educação infantil.
Palavras Chaves: Sujeito; Educação; Corpo; Educação Infantil; Preparação Profissional.
The construction of teacher incorporated in body action experience: prospects for professional preparation for early childhood education
Abstract
This study aims to discuss the role assigned to the body and movement in teacher preparation courses. Studies on teacher education show that professional knowledge are integrated and used in teachers' tasks depending on the contingencies of the educational area. From this premise the subject-teaching in their practice is a subject with stories, trajectories and expectations, all of which are assimilated aspects and incorporated in their body structures. In particular, emphasis is attributed to the period of early childhood education, as the representations that teachers have about your body and its movements would be predominant in determining their practice. Concepts such as incorporated mind and cognition in action will be presented to discuss the construction of the subject teacher by bodily action as a necessary condition for the exercise of their professional activity in early childhood education.
Keywords: Subject; Education; Body; Childhood Education; Professional Preparation
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