Ideologias e percepções de qualidade em educação superior: da dicotomia entre o social e o econômico ao ‘caminho do meio’

Autores

  • Julio Cesar Godoy Bertolin UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i2.494

Resumo

Este artigo investiga as relações entre as visões de mundo e ideologias das pessoas e dos grupos de interesses com suas respectivas concepções e percepções de educação superior. Por meio de revisões da literatura e análises documentais busco, primeiramente, demonstrar as raízes ideológicas de duas concepções atuais de educação superior: como ‘bem público’ e como ‘serviço comercial’. Na sequência, argumento que tais concepções consubstanciam duas principais visões de qualidade para a educação superior - uma com ênfase social e outra com ênfase econômica - e, por fim, aponto o ‘caminho do meio’ como uma alternativa desejável a tais visões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar Godoy Bertolin, UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

Possui doutorado em Educação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio de doutoramento na Universidade de Aveiro - Portugal e Pós-doutorado no Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES), em Porto, Portugal. Atualmente é professor titular e pesquisador da Universidade de Passo Fundo (UPF). Fez parte da Comissão Especial de Avaliação (CEA) do Ministério da Educação (MEC) do governo brasileiro que elaborou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Atuou como consultor da UNESCO, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do MEC no desenvolvimento de sistemas de avaliação da educação superior. Tem experiência em pesquisas, planejamento e avaliação na educação superior.

 

Downloads

Publicado

12-08-2018

Como Citar

Bertolin, J. C. G. (2018). Ideologias e percepções de qualidade em educação superior: da dicotomia entre o social e o econômico ao ‘caminho do meio’. Horizontes, 36(2), 86–101. https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i2.494

Edição

Seção

Artigos