Discursos curriculares da formação docente, projetos de trabalho e seus elos com a racionalidade neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v30i2.57Palavras-chave:
Projetos de Trabalho, currículo da formação docente, discursos, governamento, (neo)liberalismoResumo
O estudo propôs-se a problematizar a centralidade dos Projetos de Trabalhos nos currículos da formação docente atual. Submetendo o material empírico – um conjunto de textos dos livros mais utilizados nos cursos de Pedagogia da região metropolitana de Porto Alegre – a uma análise discursiva, inspirada em teorizações de cunho pós-estruturalista de acento foucaultiano, faz-se inicialmente uma articulação entre a discursividade pedagógica da Modernidade e os ideais liberais. Adicionalmente tal discursividade é articulada a um conjunto de estratégias pedagógicas do presente, vistas, a partir do referencial teórico como práticas de administração das condutas, tanto de professores quanto de alunos. Ao longo da análise ressalta-se a associação dos Projetos de Trabalho a formas de governamento dirigidas a sujeitos ideais nas diversas expressões do liberalismo, potencializando a governamentalização da sociedade. Investir, nos cursos de formação, na proposta dos Projetos pode ser visto também como investimento em capital humano, prática esta que visa promover a maximização dos potenciais de cada um, sendo útil tanto para a constituição
subjetiva dos docentes, quanto para o alcance das metas do projeto neoliberal.
Palavras-chave: Projetos de Trabalho; currículo da formação docente; discursos; governamento; (neo)liberalismo.
Teacher’s education curricular discourses, project methods and it’s links to a neoliberal rationality
Abstract
This investigation intends to problematize the centrality of project methods in current teacher’s education curricula. Submiting empirical material – an array of texts from books largely used in Pedagogy courses in the metropolitan region of Porto Alegre – to a discursive analysis, inspired on post-structuralist theories and Michel Foucault’s ideas, an articulation is made between Modernity’s pedagogical discursivity and l iberal ideals. Aditionally such discursivity is articulated to a set of today pedagogical strategies seen, due to the investigation theoretical framework, as practices to administrate teachers and pupils conducts. Along the analysis the association of project methods to government practices is stressed showing that it is directed to diversified expressions of ideal subjects under liberalism, thus contributing to potentialize society’s governmentalization. The emphasis on project methods in teacher’s educati on can be seen as an investment on human capital, practice that intends to maximize each one’s potential, promoting the subjective
constitution of teachers as well as the goals of the neoliberal project.
Keywords: Project methods; teacher’s education curricula; discourses; government; (neo)liberalism.
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