Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presença

Autores

  • Evanilson Tavares de França Secretaria de Estado da Educação - SEED/SE. Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Jackeline Rodrigues Mendes Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.669

Resumo

A educação sempre compôs a pauta de luta dos movimentos negros no Brasil. Ainda assim, a LDB 9394/96 fez-se muda em relação à educação das comunidades quilombolas, lacuna somente preenchida, após 16 anos, por via da Resolução CNE/CEB n.º 08/2012. Não obstante, as pesquisas desenvolvidas em quilombos revelam a ausência de diálogo entre as práticas culturais das escolas neles localizadas e a contextura sociocultural. À vista disso, o presente artigo objetiva pensar as razões que subjazem e fundamentam as práticas curriculares excludentes (invisibilizadoras) naqueles territórios. Para tanto, dialogaremos com Fanon, Santos e outros. Esperamos que as discussões aqui implementadas possam contribuir para a ressignificação dos pensares e fazeres e para a construção de um currículo intercultural.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evanilson Tavares de França, Secretaria de Estado da Educação - SEED/SE. Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutorando em Educação (FE/UNICAMP). Professor e pedagogo da Rede Estadual de Ensino/Sergipe. Membro do GEPIADDE (Grupo de Estudos e Pesquisa Identidades e Alteridades: Diferenças e Desigualdades na Educação (UFS) e do Phala (Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais).

Jackeline Rodrigues Mendes, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutora em Linguística Aplicada. Líder do Grupo Phala (Grupo de Pesquisas em Educação, Linguagem e Práticas Culturais). Docente do PPGE-FE-UNICAMP.

Downloads

Publicado

25-06-2019

Como Citar

França, E. T. de, & Mendes, J. R. (2019). Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presença. Horizontes, 37, e019034. https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.669