Argumentação em espaços educativos não-formais: um curso de extensão para mediadores em Centro de Divulgação Científico e Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.687

Resumo

A argumentação está entre os processos desejáveis em espaços educativos devido à sua estreita ligação com a construção do conhecimento e do pensamento crítico. No presente trabalho são relatadas atividades desenvolvidas em um curso de extensão ministrado em Centro de Divulgação Científica e Cultural tendo em vista a formação de mediadores para a promoção de diálogos argumentativos. A fundamentação teórica que subsidiou o delineamento das atividades é também apresentada, assim como as percepções dos mediadores frente ao curso. Assim, o artigo pretende contribuir para o progresso de discussões sobre a formação de mediadores de museus e centros de ciências no âmbito argumentativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lea Veras, Universidade de São Paulo

Fez pós-doutorado pela USP, campus São Carlos, em tema da área de Educação (2016). É  doutora em Química Computacional pela Carnegie Mellon University (2014). Desenvolve e oferece cursos de formação de professores e para a melhoria da comunicação interpessoal. Foi palestrante do TEDxUFSCar em 2016.

 

Salete Linhares Queiroz, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1991), doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e pela Pennsylvania State University (2009). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e coordenadora do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais lato sensu da Universidade de São Paulo (USP), diretora do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC/USP), editora da Revista Química Nova na Escola (SBQ) e professora livre-docente do Instituto de Química de São Carlos (USP), onde coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de Química, no qual foram formados, até o momento, sob a sua orientação, dezoito mestres e dez doutores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, novas tecnologias e estado da arte no ensino de química.

Downloads

Publicado

24-04-2020

Como Citar

Veras, L., & Queiroz, S. L. (2020). Argumentação em espaços educativos não-formais: um curso de extensão para mediadores em Centro de Divulgação Científico e Cultural. Horizontes, 38(1), e020018. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.687

Edição

Seção

Relato de Experiência