Prática docente frente às questões de gênero no cotidiano das aulas de educação física

Autores

  • Jairo Antônio Paixão Universidade Federal de Viçosa
  • Camila Quintão Ribeiro Rede estadual de ensino do estado de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.714

Resumo

O estudo analisou a atuação de professores frente à categoria gênero nas aulas de Educação Física no ensino fundamental I e II, a partir de uma investigação de campo, descritiva e de cunho qualitativo, foram realizadas 40 sessões de observação sistemática de aulas e quatro entrevistas com quatro professores. Inferiu-se a prevalência de silenciamento das questões relacionadas a gênero na atuação indistinta de professoras e professores. Tal silenciamento se faz presente na forma de estruturação e condução das aulas, marcado pela ausência de equidade na participação de alunos e alunas nas atividades propostas nas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Antônio Paixão, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação (em andamento). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Mestrado em Educação (em andamento). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa na linha de pesquisa Educação pública: sujeitos e práticas. Integra o Comitê de Ética em Pesquisas com Humanos da UFV. Coordena o Curso de Licenciatura em Educação Física. Coordena o Curso de Bacharelado em Educação Física. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG.

Camila Quintão Ribeiro, Rede estadual de ensino do estado de Minas Gerais.

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

30-03-2020

Como Citar

Paixão, J. A., & Ribeiro, C. Q. (2020). Prática docente frente às questões de gênero no cotidiano das aulas de educação física. Horizontes, 38(1), e020014. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.714