Entre teoria e prática: o que dizem os alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.848

Resumo

Esta investigação foi realizada por uma bolsista CNPq Ensino Médio, vinculada ao Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates), com o objetivo de analisar o modo como espaços escolares e não escolares produzem práticas educativas e artísticas em meio aos processos de ensinar e aprender. Nesta investigação, buscou-se aproximação com uma das escolas, a fim de compreender como os estudantes do 9°ano do Ensino Fundamental percebem os processos de ensinar e aprender. A genealogia, de Michel Foucault (2005), foi o aporte metodológico da investigação, assim como serviu de aporte teórico para o estudo. A recorrência da dicotomia teoria e prática, na fala dos alunos, mostrou que ainda há uma dissociabilidade dessas questões no contexto da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Julia Becker, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Aluna do Ensino Médio do Colégio Estadual Presidente Castelo Banco, Lajeado/RS. Bolsista PIBIC- EM/CNPq do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento(CEM/CNPq), da Universidade do Vale do Taquari – Lajeado.

 

Angelica Vier Munhoz, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica, PUCRS (1987); Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio doutoral (Capes) na Université Paris VIII (Vincennes Saint Denis), Departements de Arts, Philosophie et Esthétique, Pós-doutorado na USP. Atualmente é professora Titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates atuando nos cursos de graduação em Pedagogia e Psicologia e no Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Ensino e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. É líder do Grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/Univates/CNPq) e integra o Grupo de pesquisa Escrileituras da diferença em Filosofia-educação (UFRGS/CNPq. Atua na área de educação com ênfase em currículo, aprendizagem, corpo e Filosofia da diferença

Claudia Inês Horn, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS, na linha de pesquisa "Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas" (2017). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, na linha de pesquisa Estudos de Infâncias (2008); Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2018), Especialização em Educação Infantil (2005) e Graduação em Pedagogia (2004). Atua como Docente do Centro de Ciências Humanas e Sociais/CCHS da Universidade do Vale do Taquari UNIVATES. Sua área de pesquisa está voltada para docência, currículo, planejamento e organização escolar, processos de ensino e aprendizagem e produção de subjetividades e estudos infância. É membro do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Pedagogias, Docências e Diferenças (GIPEDI/Unisinos/CNPq). É membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/Univates/CNPq).

Referências

CASTRO, E. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

CASTRO-GÓMEZ, S. Historia de la gubernamentalidad: razón de Estado, liberalismo y neoliberalismo en Michel Foucault. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Pontificia Universidad Javeriana – Instituto Pensar; Universidad Santo Tomás de Aquino, 2010.

FÁVERO, M.L. Sobre a formação do educador. A formação do educador: desafios e perspectivas. Rio de Janeiro: PUC/RJ, 1981.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 16.ed. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2001.

LARROSA, J. Esperando não se sabe o quê. Trad. Cristina Antunes. Sobre o ofício do professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

KUENZER, A. Z. Ensino médio e profissional: as políticas do Estado neoliberal. São Paulo: Cortez, 1997.

MANFREDI, S.M. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

ROPÉ, F.; TANGUY, L. (orgs). Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. Campinas: Papirus, 1997. p.15-67.

VEIGA-NETO, A. Anotações sobre as relações entre teoria e prática. In: PINTO, Tarcísio Jorge Santos; CUNHA, Marcus Vinícius da (org.). Educação em Foco. Juiz de Fora, Minas Gerais: Editora UFJF, v. 20, n. 1, março/junho, 2015. p. 113-140.

Downloads

Publicado

23-10-2020

Como Citar

Becker, A. J., Munhoz, A. V., & Horn, C. I. (2020). Entre teoria e prática: o que dizem os alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública?. Horizontes, 38(1), e020049. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.848