A formação profissional docente para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Paola Andressa Scortegagna Universidade Estadual de Ponta Grossa https://orcid.org/0000-0002-1243-1989
  • Isadora Fonseca de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.910

Resumo

A presente pesquisa qualitativa tem por objetivo analisar como ocorre a formação inicial de professores para Educação de Jovens e Adultos, especialmente para atuação na alfabetização. Essa investigação se sucedeu nos anos de 2017 e 2018 e utilizou como instrumentos de coletas de dados as matrizes curriculares dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, das universidades estaduais de São Paulo e Paraná e questionários para acadêmicos do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Constatou-se que a EJA apresenta desafios que ainda precisam ser enfrentados, dentre estes, a formação de professores para atuarem seguindo as especificidades da área, visto que os cursos de Licenciatura em Pedagogia possuem lacunas no processo de formação profissional docente para a modalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Andressa Scortegagna, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

Isadora Fonseca de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Pedagogia pela UEPG (2019).

Referências

BORGES, C. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara: JM Editora, 2004.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 1/2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia.

DI PIERRO, Maria Clara. Notas sobre a definição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, número especial, v.26, out. 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a18>. Acesso em: 12 fev. 2019).

FARIAS, A. F. O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EJA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES ESTADUAIS DE SÃO PAULO. 2016, 179 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, 2016. Disponível em: < https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/134273/farias_af_me_prud.pdf?sequence=3>. Acesso em: 14 jun. 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

MOURA, T. M. de M. A (de) formação do alfabetizador: uma das causas pedagógicas do analfabetismo? In: FREITAS, A. F. R. Currículo e cultura no ensino fundamental de jovens e adultos. III Seminário Municipal de EJA. Maceió, 2001.

NÓVOA, A. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 109-139,1991.

SOARES, L. J. G. A formação do educador de jovens e adultos. In: SOARES, L. (Org.). Aprendendo com a diferença. Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014. 325 p.

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

Scortegagna, P. A., & Fonseca de Souza, I. (2020). A formação profissional docente para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Horizontes, 38(1), e020040. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.910

Edição

Seção

Seção Temática: Docência(s) na educação de pessoas jovens, adultas e idosas