Contribuições teóricas da abordagem histórico-cultural para educandos em situação de inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1091

Resumo

Esta pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida mediante estudos teóricos, tem como objetivo discutir, refletir e demonstrar as contribuições da Teoria Histórico-Cultural (THC) para a Educação Especial na contemporaneidade, como possibilidade de atuação com alunos com deficiência no contexto escolar inclusivo. Segundo a THC, a aprendizagem no âmbito escolar provoca processos interiores de desenvolvimento. Nesse sentido, a análise dos estudos indica que, para Vigotski, caminhos indiretos e alternativos, criados pela cultura, devem ser possibilitados aos educandos com deficiências quando os caminhos naturais estão interrompidos. Assim, o acesso e a permanência na escola devem ser possíveis a todos, já que a aprendizagem e o desenvolvimento ultrapassam os limites biológicos.

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Biografia do Autor

Dorcely Isabel Bellanda Garcia, Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR campus de Paranavaí

COLEGIADO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO/Psicologia da Educação

Pesquisa na àrea de Educação Especial 

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Publicado

02-03-2021

Como Citar

Bellanda Garcia, D. I. (2021). Contribuições teóricas da abordagem histórico-cultural para educandos em situação de inclusão. Horizontes, 39(1), e021007. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1091