Letramento acadêmico-profissional: compreensões dos licenciandos em Letras sobre a educação linguística

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1218

Resumo

Objetivamos analisar um percurso formativo com estudantes de Letras, que integrou gêneros acadêmico-profissionais e pesquisa em imersão escolar. Considerando principalmente o Interacionismo Sociodiscursivo e os Novos Estudos de Letramentos, buscamos produzir sentido para o discurso dos licenciandos sobre as experiências com a linguagem neste processo formativo. Os dados revelam a) valorização do campo escolar como lócus de pesquisa e formação; b) necessidade de inserir os graduandos em práticas de letramento acadêmico-profissional; c) importância do trabalho coletivo; e d) repercussão frutífera da inserção dos graduandos em práticas de linguagem para a atuação profissional. Compreendemos que o percurso contribuiu com uma formação que possibilita novas estratégias na atuação docente.

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Biografia do Autor

Tânia Guedes Magalhães, Universidade Federal de Juiz de Fora (MG)

Graduada em Letras pela UFJF, Mestre em Linguística pela UFJF, Doutora em Letras - Estudos Linguísticos pela UFF. 

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha Linguagens, culturas e saberes

Andreia Rezende Garcia-Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Letras, Doutora em Linguística. Professora dos cursos de Letras e Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, na linha “Linguagens, culturas e saberes”.

 

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Publicado

25-03-2022

Como Citar

Magalhães, T. G., & Garcia-Reis, A. (2022). Letramento acadêmico-profissional: compreensões dos licenciandos em Letras sobre a educação linguística . Horizontes, 40(1), e022002. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1218