Professores da educação básica rumo à uberização ou ao desemprego? Uma análise das relações de trabalho nas escolas estaduais da região metropolitana de Campinas

Autores

  • Selma Venco Faculdade de Educação/Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1263

Resumo

O presente artigo visa debater a contratação de professores que atuam nos ensinos fundamental II e médio (PEBII), por vias distintas do concurso público, em cada escola estadual nos vinte municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC). A pesquisa, de caráter documental, analisou o fenômeno, característico da Nova Gestão Pública, à luz da localização das escolas no território e busca interrogá-lo, no sentido de compreender os caminhos futuros da profissão rumo à uberização ou ao desemprego. Verificou-se a existência de estreita relação entre a precariedade nas relações de trabalho e as áreas com maior vulnerabilidade social, em quantidade significativa de municípios.

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Publicado

03-08-2021

Como Citar

Venco, S. . (2021). Professores da educação básica rumo à uberização ou ao desemprego? Uma análise das relações de trabalho nas escolas estaduais da região metropolitana de Campinas. Horizontes, 39(1), e021035. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1263

Edição

Seção

Seção Temática: Os desafios do trabalho na contemporaneidade