Gênero, raça, sexualidade e classe nos projetos político-pedagógicos em cursos de psicologia

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1322

Resumo

Objetivamos apresentar, por meio da análise discursiva, alguns efeitos de sentido percebidos nos projetos político-pedagógicos (PPP) das graduações em Psicologia, de 15 Instituições de Ensino Superior, sobre gênero, sexualidade, raça e classe em perspectiva interseccional. A hipótese é a de que mesmo buscando atender orientações normativas do Estado sobre a transversalidade dos direitos humanos nos currículos, os cursos revelam o tácito acordo com o pacto narcísico da branquitude. Concluímos que gênero, raça, sexualidade e classe estão presentes, majoritariamente nos PPP, como resposta às orientações legais. A transversalidade não representa mudança ou ruptura com/nas estruturas sociais, mas emerge na escrita como artifício e produz a falsa sensação de compromisso social.

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Publicado

29-08-2022

Como Citar

Gomes, V. F., Sathler , C. N. ., & Farias, M. de F. L. de . (2022). Gênero, raça, sexualidade e classe nos projetos político-pedagógicos em cursos de psicologia. Horizontes, 40(1), e022027. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1322

Edição

Seção

Seção temática: Gêneros e sexualidades: entrelaces na formação docente e nas práticas pedagógicas