A formação docente de professoras em artes visuais: caminhos narrativos para a compreensão das implicações do patriarcado

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1328

Resumo

O artigo apresenta discussões sobre Patriarcado (SAFFIOTI, 2004) na formação docente em Artes Visuais (BARBOSA, 2012b) e os resultados da pesquisa realizada com professoras deste campo em 2019, por meio de uma ação investigativa. Nosso objetivo era analisar a predominância de discursos patriarcais nos conteúdos imagéticos acadêmicos, por meio de escritas das professoras participantes. Assim, organizamos um minicurso como um espaço de diálogos e narrativas (CATANI et al., 1997) entre nós e as participantes. Por fim a investigação contribuiu para certos esclarecimentos sobre as implicações do patriarcado e a invisibilidade da produção artística de mulheres na formação acadêmica, além proporcionar a formação continuada das professoras envolvidas.

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Biografia do Autor

Alessandra Gurgel Pontes, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e Mestra em Educação pela mesma instituição. Formada em Artes Visuais-Licenciatura (2021) pela Universidade Federal de Pelotas e Bacharel em Artes Visuais (2012) pela mesma Universidade. Foi bolsista de Pesquisa FAPERGS e CNPQ - PIBIC no projeto de pesquisa "Cultura Visual no ensino de Artes - Sentidos, práticas e experiências docentes", coordenado pela Profª. Dra. Maristani Polidori Zamperetti e vinculado ao Centro de Artes/FaE - UFPEL (UFPEL - 2019-2021). Faz parte do Grupo de Pesquisa do CNPQ: "Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais".

Atualmente tem interesse na área de Arte/Educação, Formação de Professoras/es de Artes Visuais, Feminismo, Cultura Visual e Sociedade.

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas

Doutora e Mestra em Educação (PPGE/FaE/UFPel). Professora Associada no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, RS, onde ministra disciplinas na área de Fundamentos da Educação em Artes Visuais. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel), Mestrado e Doutorado, na Linha de Pesquisa "Formação de Professores: Ensino, Processos e Práticas Educativas". Coordenadora do Projeto Artes Visuais do PIBID/UFPel (2014-2018). Líder do Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (CNPQ). Licenciada em Educação Artística - Artes Plásticas (1987) e Bacharel em Pintura (1990). Especialista em Arte-Educação, Artes Plásticas (1990) pelo ILA/UFPel. Atuou com Professora Pesquisadora I no Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CLEC/UFPel - Universidade Aberta do Brasil - UAB (2013-2014). No período de 1991 a 2010 atuou como professora de Artes Visuais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Raphael Brusque, em Pelotas, RS. Realiza atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão, com ênfase na temática da Formação de Professores: Mídias, tecnologias e Artes Visuais, Cultura Visual, Educação Estética e Experiência.

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Publicado

29-08-2022

Como Citar

Pontes, A. G. ., & Zamperetti, M. P. . (2022). A formação docente de professoras em artes visuais: caminhos narrativos para a compreensão das implicações do patriarcado. Horizontes, 40(1), e022029. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1328

Edição

Seção

Seção temática: Gêneros e sexualidades: entrelaces na formação docente e nas práticas pedagógicas