A Primeira República e o Ensino de Química no Brasil

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1351

Resumo

Busca-se, por meio de uma perspectiva genealógica (FOUCAULT, 1979), apresentar o jogo de forças que configura a estratégia de instauração da Química na escola na Primeira República no Brasil. A analítica proposta percorre uma historicidade que demonstra os atravessamentos econômicos e políticos que contribuíram com uma nova orientação educativa para pensar a escolarização no Brasil, perpassando pela Reforma Benjamin Constant, pelo Período Getulista, por Francisco Campos e pela Escola Nova. O entrelaçar dessas forças e iniciativas possibilita o surgimento e a popularização de um Ensino de Química escolar fortemente influenciado pelas duas Guerras Mundiais, no qual a Química começa a tomar maior destaque enquanto disciplina nos currículos escolares ao final do período republicano brasileiro.

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Biografia do Autor

Fernanda Monteiro Rigue, ICENP/UFU

Licenciada em Química, Mestra em Educação e Doutoranda em Educação (PPGE/UFSM).

Guilherme Carlos Corrêa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Possui graduação em Química Licenciatura (1992) e Mestrado em Educação (1998) pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC; Doutorado em Ciências Sociais-Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004); Pós Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino. Atuou como professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Ciência, na interface educação-política a partir de temas contemporâneos, entre os quais se destacam drogas, sexualidade e arte como concorrentes indissociáveis e suas implicações na formação de educadores, em ações de ensino, pesquisa e extensão.

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Publicado

13-02-2023

Como Citar

Rigue, F. M., & Corrêa, G. C. (2023). A Primeira República e o Ensino de Química no Brasil. Horizontes, 41(1), e023001. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1351