Projeto de ensino-aprendizagem em oficinas para a Enfermagem na disciplina Projeto de Pesquisa: reflexão-experiência

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1372

Resumo

Neste artigo, objetivou-se debater, por meio de uma experiência, a formação docente e o Projeto de Ensino-Aprendizagem (PEA) para a graduação de Enfermagem em oficinas da disciplina Projeto de Pesquisa II. Com base na formação dos eixos “Referencial teórico: a formação e identidade docente na saúde e sua problematização”, “O PEA na elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso na Enfermagem: proposta incrementada”, “Imbricações da experiência com a identidade e formação docente”, relata-se a experiência da disciplina Projeto de Pesquisa II em uma instituição do Norte do Brasil entre os anos de 2019 e 2021. Defende-se que o PEA debatido possibilita a expansão da Zona de Autonomia Relativa docente nas oficinas de elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso.

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Biografia do Autor

Antonio Jorge Silva Correa Júnior, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP

Enfermeiro. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (PPGENF/ICS/UFPA). Doutorando em ciências pelo programa de pós-graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP).

Adriana de Sá Pinheiro, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano da Universidade da Amazônia (UNAMA) na linha de pesquisa Dinâmica Socioambiental Urbana (2021), Mestra em Enfermagem pelo do Programa de Pós-graduação em Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará - PPGENF/ICS/UFPA na linha de Pesquisa Educação, Formação e Gestão para a práxis do Cuidado em Saúde e Enfermagem no Contexto Amazônico (2019).

Helena Megumi Sonobe

Enfermeira. Mestra e Doutora em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo.

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Publicado

21-12-2022

Como Citar

Correa Júnior, A. J. S., Pinheiro, A. de S. ., & Sonobe, H. M. . (2022). Projeto de ensino-aprendizagem em oficinas para a Enfermagem na disciplina Projeto de Pesquisa: reflexão-experiência. Horizontes, 40(1), e022066. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1372

Edição

Seção

Relato de Experiência