Educação Infantil na Abordagem Reggio Emilia: estado da arte

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1387

Resumo

Analisa-se aqui a produção científica acadêmica sobre a Educação Infantil na abordagem Reggio Emilia, disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. De enfoque misto, este estudo fez uso da análise bibliométrica e da codificação qualitativa. O corpus documental resultou em 29 trabalhos da área da Educação, publicados entre 2003 e 2021, que circulam entre vários temas na Educação Infantil: formação de professores, protagonismo infantil, práticas pedagógicas e documentação pedagógica, a maioria em nível de mestrado, das regiões Sudeste e Sul. Os estudos sobre Educação Infantil sustentados nessa abordagem vêm desempenhando papel relevante na proposição de práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento das crianças.

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Biografia do Autor

Marilene Alves Franco Costa, Universidade Tuiuti do Paraná

Pedagoga. Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná.

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Publicado

13-02-2023

Como Citar

Costa, M. A. F., & da Silva, J. H. . (2023). Educação Infantil na Abordagem Reggio Emilia: estado da arte. Horizontes, 41(1), e023002. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1387