Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1399

Resumo

Este estudo objetiva relatar uma experiência a ser desenvolvida em uma escola da rede municipal de Recife, PE, durante o período da pandemia, com foco na aprendizagem, na alfabetização e na inclusão dos estudantes com deficiência intelectual. Assim, realizou-se uma série de ações ‒ estudo teórico, reuniões e produção de material adequado como atividades online, jogos de alfabetização e manual de Tecnologia Assistiva ‒, tendo em vista elaborar e executar atividades para favorecer a alfabetização de todos os estudantes e permitir incluir e alfabetizar, em sala de aula regular, os estudantes com deficiência. Os resultados mostram, que, a despeito dos desafios, esse público-alvo acabou sendo negligenciado e não houve a garantia do direito a uma aprendizagem significativa.

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Biografia do Autor

Juliana Ferreira da Silva, UFPE

Graduada em Pedagogia, UFPE.

Tícia Cassiany Ferro Cavalcante, UFPE

Professora Associada III do Centro de Educação, UFPE.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, UFPE. Doutora em Psicologia Cognitiva, UFPE. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Acessibidade e Inclusão (GEPAI). Coordenadora do Centro de Estudos Inclusivos, UFPE.

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Publicado

30-11-2022

Como Citar

Silva, J. F. da ., & Cavalcante, T. C. F. (2022). Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa. Horizontes, 40(1), e022060. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1399