A escolarização de uma criança cega diante de um vírus invisível: diálogos com uma professora especializada

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1411

Resumo

Neste texto, objetiva-se analisar a escolarização de uma criança cega durante a pandemia da Covid-19. Para tanto, toma-se como base o relato de uma professora especializada sobre a alfabetização de uma menina cega no contexto pandêmico. Orientada por princípios do paradigma indiciário e da perspectiva enunciativo-discursiva, a interpretação dos dados aborda as condições de escolarização no ensino remoto emergencial, as práticas de alfabetização em braille e o espaço das instituições especializadas no âmbito da política de inclusão. Considera-se a importância de discussões relacionadas ao direito à educação pública de qualidade para o desenvolvimento pleno dos estudantes cegos.

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Biografia do Autor

Branca Monteiro Camargo, Universidade Estadual de Campinas

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da UNIFESP. Membro do Grupo de Pesquisa Inclusão Social-Educacional e Formação (ISEF). Mestra em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Graduada em Fonoaudiologia (2005) e Pedagogia (2016) também pela Universidade Metodista de Piracicaba. Atualmente atua como docente na Faculdade de Ciências Médicas - FCM/UNICAMP nas disciplinas: 1. Libras e Educação de Surdos e 2. Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais, junto ao departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação. Atuou como docente do curso de Pedagogia da Universidade de São Paulo - UNIP/Campos Limeira, atuando nas disciplinas de Didática, LIBRAS e Educação Infantil. Trabalhou com fonoaudiologia escolar na Prefeitura de Águas de São Pedro - Espaço Criança e no Vila Saúde dos Empregados da CATERPILAR como fonoaudióloga. Trabalhou como Educadora do curso de Licenciatura em Ciências - Polo Piracicaba (ensino semipressencial), da Universidade de São Paulo - USP, atuando nas disciplinas de Didática, Ensino de Ciências na Perspectiva da Educação Inclusiva e Psicologia e Educação. 

Maria Inês Bacellar Monteiro

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1978), Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1985) e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1992). Foi professora da Universidade Metodista de Piracicaba de 1997 a 2018 e vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE/UNIMEP de 2005 a 2018. Foi Professora Visitante do Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, campus Guarulhos (2019 - 2021). Temas de interesse: Educação, com ênfase em: linguagem, educação especial, deficiência e relações de ensino.

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Publicado

22-11-2022

Como Citar

Camargo, B. M., Amaral, M. H. do, & Monteiro, M. I. B. (2022). A escolarização de uma criança cega diante de um vírus invisível: diálogos com uma professora especializada. Horizontes, 40(1), e022054. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1411

Edição

Seção

Seção temática: Educação e Deficiência