Desafios e possibilidades da Educação Física no ensino remoto: experiências docentes sob a perspectiva inclusiva

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1459

Resumo

Este relato apresenta os desafios encontrados por professores(as) de Educação Física Escolar (EFE) na adaptação das propostas pedagógicas durante o ensino remoto, com olhares da perspectiva inclusiva, em dois municípios: Santo André (SP) e Itanhaém (SP). O ensino remoto configurou-se conteudista, no percurso, acarretando muitas demandas para os(as) estudantes com deficiência; dificultando o acompanhamento das propostas pedagógicas e gerando mais exclusão. Essa experiência em tempos pandêmicos mostrou serem essenciais os vínculos com as famílias e os(as) estudantes, diante de uma crise sem precedentes, e, somente com eles(as), a escola poderá promover uma transformação social que venha a contribuir para as relações e o compartilhamento dos conhecimentos historicamente construídos.

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Biografia do Autor

Paulo Clepard Silva Januario, Universidade São Judas / Prefeitura de Santo André - São Paulo

Profissional da área de Educação Física, Licenciado em Educação Física pela Universidade Nove de Julho (2006). Bacharelado em Educação Física pela Universidade Nove de Julho (2010). Pós graduação -Lato Sensu- em Atividade Física e Saúde (CEAFS-USP) pela Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (EEFE-USP), concluído em 2013. Pós graduação -Lato Sensu- em Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Barão de Mauá, concluído em 2016. Mestrado -Stricto Sensu- em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, concluído em 2019. Atualmente cursa o Doutorado em Educação Física pela Universidade São Judas, bolsista Capes. Membro do Grupo de Estudos em Educação Física para Pessoas com Deficiência; e do Grupo Diálogo - Currículo, Escola e Educação Física, ambos grupos da Universidade São Judas. Experiência em escolas estaduais e municipais como Professor de Educação Física no Ensino Infantil, Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Atuou na área da Saúde Mental como Educador Físico em equipes multiprofissionais em Caps Adulto (Centro de atenção psicossocial). Professor efetivo de Educação Física na Prefeitura Municipal de Santo André, atua na Educação Infantil, Fundamental I e no Núcleo de apoio a Natação Adaptada de Santo André (NANASA).

Milena Pedro de Pedro de Morais, Prefeitura Municipal de Itanhaém

Graduação em Educação Fisica pela Faculdade de Educação Física de Santo André (2004). Pós graduada em Treinamento Desportivo pela FMU (2006) e em Psicologia Esportiva pela Universidade Gama Filho ( 2013).Professora de Educação Física atuante no Ensino Fundamental I e no Programa Paradesporto na Secretaria de Educação no município de Itanhaém/SP. Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu ( linha de pesquisa : Fenômeno Esportivo) e Doutora na mesma universidade ( linha de pesquisa: Estudos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física). Membro da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada.

Graciele Massoli Rodrigues, Universidade São Judas / Escola Superior de Educação Física de Jundiaí - São Paulo.

Doutorado e Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Especialização em Educação Física para Pessoas Portadoras de Deficiência (1991). Professora da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí e da Universidade São Judas Tadeu. Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física - Mestrado e Doutorado - na Universidade São Judas Tadeu. Pesquisadora do Instituto Ânima. Líder do Grupo de Estudos em Educação Física e Pessoas com Deficiência. Atua na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: deficiência, exclusão e diferença, inclusão escolar, educação física escolar, educação física adaptada, esporte adaptado e dança

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Publicado

21-12-2022

Como Citar

Januario, P. C. S., Pedro de Morais, M. P. de ., & Rodrigues, G. M. . (2022). Desafios e possibilidades da Educação Física no ensino remoto: experiências docentes sob a perspectiva inclusiva. Horizontes, 40(1), e022069. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1459

Edição

Seção

Seção temática: Educação e Deficiência