O processo formativo de enfermeiros indígenas na UFMT: reflexões sobre currículo, práticas pedagógicas e preparo docente

Autores

  • Micnéias Tatiana de Souza Lacerda Botelho Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Darci Secchi Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v31i2.4

Resumo

O ingresso de estudantes indígenas nas Universidades constitui-se num acontecimento que precisa ser analisado pela comunidade acadêmica. No presente estudo procurou-se perscrutar as percepções dos estudantes indígenas do curso de Enfermagem da UFMT/Sinop e dos seus docentes acerca do processo formativo. Os resultados foram obtidos por meio de entrevistas, tomando por referência a estrutura curricular do Curso, as práticas pedagógicas e o preparo docente para o atendimento a esses estudantes. Os resultados indicam que a organização curricular não possibilita a ênfase em disciplinas que tratam de realidades e de saberes específicos. O despreparo impacta as práticas pedagógicas em sala de aula. Logo, a necessidade de adequações curriculares é evidente, seja na aplicação de conteúdos relevantes para os indígenas, seja na adoção de metodologias criativas e de novas formas de avaliação do processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chaves: Estudantes Indígenas; Programa de Inclusão Indígena; Curso de Enfermagem.

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Biografia do Autor

Micnéias Tatiana de Souza Lacerda Botelho, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Enfermeira docente do curso de graduação em Enfermagem da UFMT- Sinop; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Instituto de Educação (IE) – UFMT – Cuiabá - Linha de pesquisa: Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. (Bolsista CAPES).

Darci Secchi, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Antropologia, professor adjunto IV da UFMT (Orientador); Tutor do Grupo PET Educação.  (Orientador).

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Publicado

30-12-2013

Como Citar

Botelho, M. T. de S. L., & Secchi, D. (2013). O processo formativo de enfermeiros indígenas na UFMT: reflexões sobre currículo, práticas pedagógicas e preparo docente. Horizontes, 31(2). https://doi.org/10.24933/horizontes.v31i2.4