Estado do conhecimento sobre jornada de trabalho docente no ensino fundamental e médio

Autores

  • Andreza Barbosa Universidade Metodista de Piracicaba
  • Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha Universidade Metodista de Piracicaba
  • Verônica Martins Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.578

Resumo

Esse artigo sistematiza o estado do conhecimento sobre jornada de trabalho docente evidenciando como a temática vem sendo discutida nas pesquisas. As análises foram organizadas em quatro eixos que abordam as relações da jornada de trabalho com: os salários, a especificidade desse trabalho, o gênero e a legislação. Considerando que a jornada de trabalho é uma das condições que mais influencia a qualidade do trabalho dos professores, é fundamental que os estudos que abordem temas relacionados ao trabalho docente considerem as condições que os professores têm para desenvolver seu trabalho. O caráter inventariante deste artigo pode contribuir com essas discussões.

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Biografia do Autor

Andreza Barbosa, Universidade Metodista de Piracicaba

Programa de Pós-Graduação em Educação

Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha, Universidade Metodista de Piracicaba

Programa de Pós-Graduação em Educação

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Publicado

15-03-2019

Como Citar

Barbosa, A., Cunha, R. C. O. B., & Martins, V. (2019). Estado do conhecimento sobre jornada de trabalho docente no ensino fundamental e médio. Horizontes, 37, e019012. https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.578