59 Projetos pedagógicos dos cursos de licenciaturas e serviço social no contexto REUNI: uma construção coletiva?

Autores

  • Jacqueline Oliveira Lima Zago
  • Luciene Maria de Souza
  • Sonia Maria Gomes Lopes

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v31i2.7

Resumo

Este estudo objetiva apresentar o processo de construção dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciaturas e Bacharelado em Serviço Social da UFTM que foram implementados no contexto do Programa REUNI. Para o desenvolvimento da pesquisa foram analisados documentos oficiais que envolveram as atuais propostas de políticas públicas para a educação superior, especificamente o Programa REUNI, bem como dados empíricos da instituição pesquisada. Se, por um lado, é necessário reconhecer o avanço do trabalho coletivo e espaço de formação pedagógica na construção dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciaturas e Serviço Social, por outro, a pesquisa constatou que a concretização da proposta de implantação de currículo inovador nesses cursos encontrou diversas limitações impostas pelo Programa REUNI.
Palavras-chave: REUNI; UFTM; Projetos pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Oliveira Lima Zago

Pedagoga/UFTM; Mestranda em Educação/UFU, Uberaba.

Luciene Maria de Souza

Técnica em Assuntos Educacionais/UFTM; Doutora em Educação/UFU, Uberaba.

Sonia Maria Gomes Lopes

Pedagoga UFTM, Uberaba.

Downloads

Publicado

30-12-2013

Como Citar

Zago, J. O. L., Souza, L. M. de, & Lopes, S. M. G. (2013). 59 Projetos pedagógicos dos cursos de licenciaturas e serviço social no contexto REUNI: uma construção coletiva?. Horizontes, 31(2). https://doi.org/10.24933/horizontes.v31i2.7