Formação para o atendimento educacional especializado: a constituição do sujeito pelo endividamento da maximum capacity

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.816

Resumo

O artigo analisa a estratégia de formação continuada para o atendimento educacional especializado (AEE) e suas implicações, no âmbito dos estudos de formação continuada de professores para o AEE, a partir de quatro municípios da região Litoral Norte/RS. Os dados foram coletados em entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores do AEE desses municípios. Como apontamentos, o estudo problematiza a constituição de uma nova figura subjetiva contemporânea — o sujeito docente da maximum capacity — por meio de uma racionalidade neoliberal, na esteira da noção metodológica foucaultiana de biopolítica. O professor participante da pesquisa, ao buscar a formação continuada, é interpelado pela lógica do desempenho, sentindo-se responsável pela gestão da sua formação.

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Biografia do Autor

Daiana Bastos da Silva Santos, Universidade Estadual do Rio Grande do sul - UERGS, campus Santo Antônio da Patrulha/RS.

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, vinculada a linha de pesquisa, Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas. Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Estadual do Rio Grande do sul - UERGS. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Técnica Administrativa em Educação na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, no campus Santo Antônio da Patrulha/RS. Integrante do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI) e, do Grupo de Estudos educação e Processos Inclusivos - (GPEPI).

Helena Venites Sardagna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Possui Pós-Doutorado em Filosofias da Diferença e Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado profissional em Educação - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Processos Inclusivos - GPEPI

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Publicado

30-04-2020

Como Citar

Santos, D. B. da S., & Sardagna, H. V. (2020). Formação para o atendimento educacional especializado: a constituição do sujeito pelo endividamento da maximum capacity. Horizontes, 38(1), e020021. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.816