O percurso histórico do ensino médio no Brasil: uma reflexão sobre as políticas públicas de avaliação educacional

Autores

  • Fábio Alexandre Ferreira Gusmão Doutorando em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT). Mestre em Educação – Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professor do Centro Universitário AGES (UniAGES).
  • Simone Silveira Amorim Docente da Universidade Tiradentes/UNIT no Programa de Pós-graduação em Educação. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012), Mestre em Educação (2006) e Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas (2008). Lidera o Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas da UNIT. E-mail: amorim_simone@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.821

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os principais marcos legais que regulamentam o Ensino Médio a partir da Constituição de 1988. Além disso, foi feita uma reflexão sobre as políticas públicas de avaliação educacional. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e utilizou a pesquisa bibliográfica como método de investigação. Foi feita a partir da análise dos tipos de leis provenientes da Constituição de 1988, e das pesquisas empíricas oriundas das avaliações em larga escala. A partir da análise do percurso histórico do Ensino Médio no Brasil, a partir de 1996, observa-se que o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) pode contribuir para a melhoria da qualidade da educação escolar.

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Biografia do Autor

Fábio Alexandre Ferreira Gusmão, Doutorando em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT). Mestre em Educação – Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professor do Centro Universitário AGES (UniAGES).

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Telefone: (75)9 9844-0938

Simone Silveira Amorim, Docente da Universidade Tiradentes/UNIT no Programa de Pós-graduação em Educação. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012), Mestre em Educação (2006) e Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas (2008). Lidera o Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas da UNIT. E-mail: amorim_simone@hotmail.com

Docente da Universidade Tiradentes/UNIT no Programa de Pós-graduação em Educação. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012), Mestre em Educação (2006) e Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas (2008). Lidera o Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas da UNIT. E-mail: amorim_simone@hotmail.com

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Publicado

30-04-2020

Como Citar

Gusmão, F. A. F., & Amorim, S. S. (2020). O percurso histórico do ensino médio no Brasil: uma reflexão sobre as políticas públicas de avaliação educacional. Horizontes, 38(1), e020022. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.821