Literacia para as mídias: diálogos pedagógicos e sociais

Autores

  • Ricardo Cocco Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen https://orcid.org/0000-0003-2047-4177
  • Flávia Eloisa Caimi Universidade de Passo Fundo, Programa de Pós-graduação em Educação https://orcid.org/0000-0001-5509-6060
  • Luis Bonixe Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.850

Resumo

O texto trata do conceito de literacia, complexo processo educativo que se ocupa com o alargamento das capacidades para entender, interpretar e relacionar o conteúdo que o sujeito tem ao seu dispor com as práticas sociais diversas, ampliando suas possibilidades de atuação ativa, autônoma e crítica. Falamos em literacias ou multiliteracias. Dada a complexidade da sociedade contemporânea e a omnipresença das mídias, o presente estudo teórico de caráter bibliográfico aponta a necessidade da promoção de literacias que permitam ao sujeito estabelecer uma relação informada, crítica e responsável para e com elas. O cenário europeu e em especial o de Portugal são os aportes quando intencionamos compreender o que se pretende significar e promover ao adentrar no campo da Literacia para as mídias.

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Biografia do Autor

Ricardo Cocco, Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo, Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen

Flávia Eloisa Caimi, Universidade de Passo Fundo, Programa de Pós-graduação em Educação

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora titular da Universidade de Passo Fundo. Líder do Grupo Estudos e Pesquisa em Educação-Gespe

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Publicado

23-10-2020

Como Citar

Cocco, R., Caimi, F. E., & Bonixe, L. (2020). Literacia para as mídias: diálogos pedagógicos e sociais. Horizontes, 38(1), e020050. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.850