Parâmetros para um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.918

Resumo

O artigo pretende discutir um tipo de letramento, o histórico, a partir das reflexões no campo dos Multiletramentos e da Educação Histórica.  Partimos do pressuposto de que as TDIC estão cada vez mais presentes no universo dos jovens, de modo que uma aprendizagem histórica significativa e conectada à realidade dos estudantes deve ancorar-se em procedimentos de pesquisa com a mediação da tecnologia digital. São, ainda, reflexões em construção, advindas de uma pesquisa bibliográfica e documental, mas que pretende ser propositiva, à medida que apresenta alguns parâmetros para pensar um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carollina Carvalho Ramos de Lima, Faculdade de Educação (FACED) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora de Metodologia do Ensino de História, na Faculdade de Educação (FACED), na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Teoria e História Literária (IEL/UNICAMP). Graduada e Mestre em História, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pesquisadora da Rede Cooperativa de Pesquisa e Intervenção em (In)formação, Currículo e Trabalho (REDEPCT), da UFBA.

Rodrigo Godinho Felipe, Universidade Federal da Bahia

Professor de Linguagens, com ênfase em Língua Portuguesa, na Educação Básica. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador do Núcleo de Estudos de Linguagens e Tecnologias (NELT), da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Downloads

Publicado

30-04-2020

Como Citar

Lima, C. C. R. de, & Felipe, R. G. (2020). Parâmetros para um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço. Horizontes, 38(1), e020024. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.918